Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scherer, Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Grigoletti, Giane de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245050
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo identificar o conforto térmico promovido por estratégias convencionais de ventilação natural em salas de aula da Zona Bioclimática 2. Também visa a verificar quais estratégias viabilizam taxas de ventilação adequadas, tendo em vista o contexto de disseminação da doença do COVID-19. Foram realizadas simulações no software EnergyPlus, versão 8.9.0, para a obtenção das temperaturas operativas na sala de aula, que foi configurada com 8 condições distintas de ventilação natural. Também foi aplicada a equação proposta na EN 16798-1 para estimar a taxa de ventilação no modelo. Os resultados mostraram que as estratégias de ventilação cruzada são mais satisfatórias para a sala de aula analisada, pois viabilizaram taxas de ventilação adequadas às recomendações da OPAS. Porém, quando houve uso de ventilação cruzada e higiênica, foi identificado considerável desconforto térmico, em virtude da redução da temperatura operativa no ambiente.
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