Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245050 |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo identificar o conforto térmico promovido por estratégias convencionais de ventilação natural em salas de aula da Zona Bioclimática 2. Também visa a verificar quais estratégias viabilizam taxas de ventilação adequadas, tendo em vista o contexto de disseminação da doença do COVID-19. Foram realizadas simulações no software EnergyPlus, versão 8.9.0, para a obtenção das temperaturas operativas na sala de aula, que foi configurada com 8 condições distintas de ventilação natural. Também foi aplicada a equação proposta na EN 16798-1 para estimar a taxa de ventilação no modelo. Os resultados mostraram que as estratégias de ventilação cruzada são mais satisfatórias para a sala de aula analisada, pois viabilizaram taxas de ventilação adequadas às recomendações da OPAS. Porém, quando houve uso de ventilação cruzada e higiênica, foi identificado considerável desconforto térmico, em virtude da redução da temperatura operativa no ambiente. |
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Análise do conforto térmico e da qualidade da ventilação interna em salas de aula naturalmente ventiladas da Zona Bioclimática 2Analysis of thermal comfort and quality of indoor ventilation in naturally ventilated classrooms in Bioclimatic Zone 2Ventilação Natural;Conforto Térmico;Qualidade da ventilação;Salas de Aula.Natural Ventilation; Thermal Comfort; Ventilation Quality; Classrooms.A presente pesquisa tem por objetivo identificar o conforto térmico promovido por estratégias convencionais de ventilação natural em salas de aula da Zona Bioclimática 2. Também visa a verificar quais estratégias viabilizam taxas de ventilação adequadas, tendo em vista o contexto de disseminação da doença do COVID-19. Foram realizadas simulações no software EnergyPlus, versão 8.9.0, para a obtenção das temperaturas operativas na sala de aula, que foi configurada com 8 condições distintas de ventilação natural. Também foi aplicada a equação proposta na EN 16798-1 para estimar a taxa de ventilação no modelo. Os resultados mostraram que as estratégias de ventilação cruzada são mais satisfatórias para a sala de aula analisada, pois viabilizaram taxas de ventilação adequadas às recomendações da OPAS. Porém, quando houve uso de ventilação cruzada e higiênica, foi identificado considerável desconforto térmico, em virtude da redução da temperatura operativa no ambiente.This research aims to identify the thermal comfort promoted by conventional natural ventilation strategies in classrooms in Bioclimatic Zone 2. It also aims to verify which strategies enable adequate ventilation rates, considering the context of COVID-19 disease dissemination. Simulations were carried out in the EnergyPlus software, version 8.9.0, to obtain the operating temperatures in the classroom, which was configured with 8 different conditions of natural ventilation. The equation proposed in EN 16798-1 was also applied to estimate the ventilation rate in the model. The results showed that cross ventilation strategies are more satisfactory for the analyzed classroom, as they enabled ventilation rates that were adequate to the PAHO recommendations. However, when cross ventilation and hygienic ventilation were used, considerable thermal discomfort was identified, due to the reduction of the operating temperature in the environment.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-03-13T13:49:17Z2023-03-13T13:49:17Z2022-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/245050Scherer, PaulaGrigoletti, Giane de Camposporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T13:49:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/245050Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-03-13T13:49:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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A presente pesquisa tem por objetivo identificar o conforto térmico promovido por estratégias convencionais de ventilação natural em salas de aula da Zona Bioclimática 2. Também visa a verificar quais estratégias viabilizam taxas de ventilação adequadas, tendo em vista o contexto de disseminação da doença do COVID-19. Foram realizadas simulações no software EnergyPlus, versão 8.9.0, para a obtenção das temperaturas operativas na sala de aula, que foi configurada com 8 condições distintas de ventilação natural. Também foi aplicada a equação proposta na EN 16798-1 para estimar a taxa de ventilação no modelo. Os resultados mostraram que as estratégias de ventilação cruzada são mais satisfatórias para a sala de aula analisada, pois viabilizaram taxas de ventilação adequadas às recomendações da OPAS. Porém, quando houve uso de ventilação cruzada e higiênica, foi identificado considerável desconforto térmico, em virtude da redução da temperatura operativa no ambiente. |
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