A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, Joubert Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218975
Resumo: Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334
id UFSC_07d8408253f76a6a8d2422340e6d375f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218975
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970Matemática a ensinarMatemática para ensinarDiário de classeCentro Integrado de EducaçãoBahiaDisponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334Este texto busca caracterizar a matemática a ensinar e a matemática para ensinar através dos registros dos diários de classe dos professores de matemática em um curso secundário (hoje Ensino Médio) no período da década de 1970. A análise histórica sobre como ocorreu a constituição desses saberes presentes na matemática para ensinar dos professores do 1º ano do 2º grau de uma escola no interior baiano foi respaldada nos estudos sobre saberes a ensinar e para ensinar desenvolvidos por pesquisadores da Equipe de Pesquisa Suíço na História Social da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e em recentes estudos sobre a matemática a ensinar e matemática para ensinar do grupo de estudos no Brasil, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo Professor Doutor Wagner Rodrigues Valente. Nos aspectos teóricos-metodológicos, pretendemos, através dos registros dos diários de classe, compreender os diferentes modos de tratar os saberes para ensinar matemática, tendo como respaldo os saberes objetivados na legislação vigente e nos livros didáticos. Do ponto de vista epistemológico, ao buscar caracterizar os saberes para ensinar, agrega-se a este entendimento reflexões e interrogações sobre as disciplinas escolares no que tange os conteúdos cognitivos e pedagógicos a serem ensinados, em particular os saberes da matemática a ensinar.História da Educação Matemática2020-12-29T00:54:23Z2020-12-29T00:54:23Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDINIZ, I. G. A.; FERREIRA, J. L.. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 107-129, 2020.2447-6447https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218975Diniz, Ivanise Gomes ArcanjoFerreira, Joubert Limaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-12-29T00:54:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218975Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-29T00:54:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
title A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
spellingShingle A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Diário de classe
Centro Integrado de Educação
Bahia
title_short A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
title_full A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
title_fullStr A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
title_full_unstemmed A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
title_sort A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970
author Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
author_facet Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Ferreira, Joubert Lima
author_role author
author2 Ferreira, Joubert Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Ivanise Gomes Arcanjo
Ferreira, Joubert Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Diário de classe
Centro Integrado de Educação
Bahia
topic Matemática a ensinar
Matemática para ensinar
Diário de classe
Centro Integrado de Educação
Bahia
description Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:54:23Z
2020-12-29T00:54:23Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DINIZ, I. G. A.; FERREIRA, J. L.. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 107-129, 2020.
2447-6447
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218975
identifier_str_mv DINIZ, I. G. A.; FERREIRA, J. L.. A constituição das matemáticas sob o olhar dos registros de diário de classe: década de 1970. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 6, n. 3, p. 107-129, 2020.
2447-6447
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv História da Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651912493400064