O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979 |
Resumo: | As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil desempenham um papel fundamental de assistência à saúde da população mediante seus Hospitais Universitários (HU).Originalmente criados para ser hospital-escola, acabaram, por vezes, tornando-se a única opção de assistência à saúde pública, gratuita e com qualidade da população. É o caso do Hospital Universitário da UFSC. Localizado na capital Florianópolis é o único hospital totalmente gratuito do Estado de Santa Catarina, realizando mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 95 mil atendimentos de emergência e mais 9.400 internações por ano. Para preparar-se para acorrer à demanda assistencial que sucessivamente aumenta, o HU/UFSC realizou entre 2005 e 2006 o planejamento estratégico, publicado no Plano 2012. O êxito na implantação do Plano 2012 passa invariavelmente pela apropriação do que ali está proposto pela comunidade interna do HU. Este artigo propõe o uso do Modelo de Comunicação Educativa na definição de estratégias comunicativas para a implantação do Planejamento Estratégico realizado no do Hospital Universitário da UFSC. A ferramenta pode ser usada pela equipe de planejamento como forma de estabelecer uma conversa saudável e formadora entre os diversos segmentos da comunidade interna, no sentido de estimular a apropriação coletiva do Plano 2012. Acredita-se que o sentimento de ‘pertencimento’ é fundamental para que os sujeitos envolvidos no processo de implantação consigam realmente desenvolver as melhorias propostas. |
id |
UFSC_082c5129a3319900088ba2030cf00344 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82979 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil desempenham um papel fundamental de assistência à saúde da população mediante seus Hospitais Universitários (HU).Originalmente criados para ser hospital-escola, acabaram, por vezes, tornando-se a única opção de assistência à saúde pública, gratuita e com qualidade da população. É o caso do Hospital Universitário da UFSC. Localizado na capital Florianópolis é o único hospital totalmente gratuito do Estado de Santa Catarina, realizando mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 95 mil atendimentos de emergência e mais 9.400 internações por ano. Para preparar-se para acorrer à demanda assistencial que sucessivamente aumenta, o HU/UFSC realizou entre 2005 e 2006 o planejamento estratégico, publicado no Plano 2012. O êxito na implantação do Plano 2012 passa invariavelmente pela apropriação do que ali está proposto pela comunidade interna do HU. Este artigo propõe o uso do Modelo de Comunicação Educativa na definição de estratégias comunicativas para a implantação do Planejamento Estratégico realizado no do Hospital Universitário da UFSC. A ferramenta pode ser usada pela equipe de planejamento como forma de estabelecer uma conversa saudável e formadora entre os diversos segmentos da comunidade interna, no sentido de estimular a apropriação coletiva do Plano 2012. Acredita-se que o sentimento de ‘pertencimento’ é fundamental para que os sujeitos envolvidos no processo de implantação consigam realmente desenvolver as melhorias propostas.INPEAU2012-10-19T19:58:20Z2012-10-19T19:58:20Z2007-12-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979Monteiro, Ana Carine GarciaPereira, Maurício Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T21:08:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82979Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T21:08:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
title |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
spellingShingle |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Monteiro, Ana Carine Garcia |
title_short |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
title_full |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
title_fullStr |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
title_full_unstemmed |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
title_sort |
O Modelo de Comunicação Educativa: uma forma eficaz para a implantação do processo de planejamento estratégico do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. |
author |
Monteiro, Ana Carine Garcia |
author_facet |
Monteiro, Ana Carine Garcia Pereira, Maurício Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Maurício Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Ana Carine Garcia Pereira, Maurício Fernandes |
description |
As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) do Brasil desempenham um papel fundamental de assistência à saúde da população mediante seus Hospitais Universitários (HU).Originalmente criados para ser hospital-escola, acabaram, por vezes, tornando-se a única opção de assistência à saúde pública, gratuita e com qualidade da população. É o caso do Hospital Universitário da UFSC. Localizado na capital Florianópolis é o único hospital totalmente gratuito do Estado de Santa Catarina, realizando mais de 150 mil atendimentos ambulatoriais, 95 mil atendimentos de emergência e mais 9.400 internações por ano. Para preparar-se para acorrer à demanda assistencial que sucessivamente aumenta, o HU/UFSC realizou entre 2005 e 2006 o planejamento estratégico, publicado no Plano 2012. O êxito na implantação do Plano 2012 passa invariavelmente pela apropriação do que ali está proposto pela comunidade interna do HU. Este artigo propõe o uso do Modelo de Comunicação Educativa na definição de estratégias comunicativas para a implantação do Planejamento Estratégico realizado no do Hospital Universitário da UFSC. A ferramenta pode ser usada pela equipe de planejamento como forma de estabelecer uma conversa saudável e formadora entre os diversos segmentos da comunidade interna, no sentido de estimular a apropriação coletiva do Plano 2012. Acredita-se que o sentimento de ‘pertencimento’ é fundamental para que os sujeitos envolvidos no processo de implantação consigam realmente desenvolver as melhorias propostas. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-29 2012-10-19T19:58:20Z 2012-10-19T19:58:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82979 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652284315303936 |