Sistema de controle tempo real embarcado para automação de manobra de estacionamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Breno Carneiro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93134
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pòs-graduação em Engenharia de Automação e Sistemas
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaPinheiro, Breno CarneiroBecker, Leandro BussNormey-Rico, J. E. (Julio Elias)2012-10-24T17:11:58Z2012-10-24T17:11:58Z20092009268492http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93134Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pòs-graduação em Engenharia de Automação e SistemasEsta dissertação apresenta uma plataforma hardware e software adequada ao desenvolvimento de aplicações de controle tempo real embarcado. Além da plataforma em si, são apresentadas e discutidas as principais etapas de desenvolvimento de um SCTRE, onde são ressaltados os modelos computacionais que representam sub-partes do sistema a ser projetado e as ferramentas utilizadas em todo o processo. O trabalho também faz um levantamento sobre alguns sistemas operacionais de tempo real, protocolos de redes e outras ferramentas que podem auxiliar o desenvolvimento de aplicações de controle embarcado. Nesse sentido, desenvolveu-se um estudo de caso para o controle de seguimento de trajetória aplicado à manobras de estacionamento visando o estudo detalhado de cada etapa apresentada e as principais características das ferramentas escolhidas. O projeto consiste então de um sistema de estacionamento autônomo, onde são realizados o controle de velocidade e direção do veículo projetados e analisados em simulações computacionais. Para a realização de testes do sistema, visando a uma aplicação real, instrumentou-se um veículo protótipo de modo a ser possível observar detalhes construtivos da aplicação e validar os modelos e projetos de controle desenvolvidos. Por fim, foram realizadas filmagens que constatam a operacionalidade do sistema de estacionamento.porFlorianópolis, SCEngenharia de sistemasSistemas em tempo realControle em tempo realSistemas operacionais (Computadores)Redes de computadores - ProtocolosEstacionamentoAutomaçãoSistema de controle tempo real embarcado para automação de manobra de estacionamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL268492.pdfapplication/pdf2027637https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93134/1/268492.pdf7c5542f8bdacb74b8e19ba630b5386c8MD51TEXT268492.pdf.txt268492.pdf.txtExtracted Texttext/plain232797https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93134/2/268492.pdf.txt706d34e0742a392670a7729e3e1e070dMD52THUMBNAIL268492.pdf.jpg268492.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1167https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93134/3/268492.pdf.jpg04a096fa3a2205a1be603fecb7083803MD53123456789/931342016-03-07 15:58:20.822oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93134Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:58:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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