The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caldart, Deise
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96405
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
id UFSC_084330b730780710d2b2e6f29929c571
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96405
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehensionLiteraturaLingua inglesaEstudo e ensinoLeitura(Ensino superior)Compreensao na leituraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.This study investigated the influence of genre expectation on EFL Brazilian undergraduate students' inference generation and reading comprehension. Twelve EFL readers from the last semester of the Letras Course at UFSC participated in this study. The effect of genre expectation was investigated by means of the assessment of students' inference making and reading comprehension in relation to two texts from distinct genres, namely a literary story and a news story. As to allow data triangulation, four instruments were used in this study, namely the Pause Protocol (Cavalcanti, 1989) in the version adapted by Tomitch (2003), reading comprehension questions related to each text, a retrospective questionnaire, and a reader's profile. Participants' reports from the Pause Protocol were transcribed and their utterances were categorized in accordance with Narvaez et al.'s (1999) Inference Categorization Model. Furthermore, participants' answers in the reading comprehension questions were analyzed and scored. Data analysis was carried out both quantitatively and qualitatively, by means of the examination of the results from the Pause Protocol reports, and reading comprehension questions, with data from the retrospective questionnaire and reader's profile contributing to the discussion of the results. Results indicated that genre expectation may have played a role on readers' inference generation, but what seems to have actually influenced their reading strategies and behavior was the text types. Furthermore, participants' performance on the reading comprehension questions seemed to be related to faster reading speed, but not with inferences amount.O presente estudo investigou a influência da expectativa do gênero textual na geração de inferências e na compreensão leitora de estudantes de Inglês como Língua Estrangeira. Doze alunos do último semestre de Letras/Inglês da UFSC participaram desta pesquisa. O efeito da expectativa do gênero textual foi investigado por meio da categorização das inferências geradas e da compreensão leitora dos alunos após a leitura de dois textos de gêneros textuais distintos, sendo um deles um texto literário e o outro uma notícia. A fim de possibilitar a triangulação de dados, quatro instrumentos foram utilizados neste estudo, sendo o Protocolo de Pausa (Cavalcanti, 1989), na versão adaptada por Tomitch (2003), perguntas de compreensão referentes a cada um dos textos, um questionário retrospectivo, e o perfil leitor dos participantes. As verbalizações feitas durante a aplicação do Protocolo de Pausa foram transcritas, e as sentenças foram categorizadas de acordo com o Modelo de Categorização de Inferências proposto por Narvaez et al. (1999). As respostas fornecidas para as perguntas de compreensão foram analisadas e avaliadas. A análise dos dados foi realizada tanto de forma quantitativa quanto qualitativa, por meio da apreciação dos resultados dos registros do Protocolo de Pausa e das perguntas de compreensão, com a contribuição dos dados do questionário retrospectivo e do perfil do leitor para a discussão dos resultados. Os resultados indicam que a expectativa do gênero textual pode ter influenciado a produção de inferências, mas o que parece ter realmente influenciado suas estratégias de leitura foram as tipologias textuais. Além disso, o desempenho dos participantes nas tarefas de compreensão teve relação com a velocidade da leitura, mas não com a quantidade de inferências gerada.Florianópolis, SCTomitch, Leda Maria BragaUniversidade Federal de Santa CatarinaCaldart, Deise2012-10-26T11:42:31Z2012-10-26T11:42:31Z20122012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxxii, 156 p.| il., grafs., tabs.application/pdf301751http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96405engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:37:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96405Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:37:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
title The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
spellingShingle The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
Caldart, Deise
Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Leitura
(Ensino superior)
Compreensao na leitura
title_short The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
title_full The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
title_fullStr The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
title_full_unstemmed The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
title_sort The Effect of genre expectation on EFL Brazilian students' inference generation and reading comprehension
author Caldart, Deise
author_facet Caldart, Deise
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tomitch, Leda Maria Braga
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Caldart, Deise
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Leitura
(Ensino superior)
Compreensao na leitura
topic Literatura
Lingua inglesa
Estudo e ensino
Leitura
(Ensino superior)
Compreensao na leitura
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-26T11:42:31Z
2012-10-26T11:42:31Z
2012
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 301751
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96405
identifier_str_mv 301751
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96405
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xxii, 156 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652112306896896