RELAÇÃO ENTRE O DESVIO FONOLÓGICO E O PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stülp, Camille Bertha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202255
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.
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spelling RELAÇÃO ENTRE O DESVIO FONOLÓGICO E O PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRALFonoaudiologia. Linguagem. Transtornos da Audição. Transtorno Fonológico. Percepção Auditiva.TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Fonoaudiologia.Objetivo: Verificar a relação entre os desvios fonológicos de graus leve e leve-moderado e as habilidades do processamento auditivo central. Método: Trata-se de um estudo transversal, com crianças de seis a nove anos com diagnóstico de desvio fonológico. Foi realizada a “Avaliação Fonológica da Criança”, e análise contrastiva para posterior cálculo do Percentual de Consoantes Corretas – Revisado. Também foi realizada avaliação do Processamento Auditivo Central, com os testes: Teste de Localização Sonora, Teste de Memória Sequencial Verbal, Teste de Memória Sequencial Não Verbal, PSI com Sentenças, PSI com Palavras, Teste Dicótico de Dígitos e Teste de Detecção de Intervalos Aleatórios. Realizou-se análise descritiva e exploratória dos dados. Resultados: A maior parte dos participantes foi do sexo masculino; o grau de desvio mais encontrado foi leve-moderado, sendo as estratégias de reparo mais frequentes as de simplificação e dessonorização. Ainda, observou-se que as crianças da população estudada apresentaram mais alteração na classe das líquidas e na estrutura silábica complexa. Todos os participantes tiveram alterações no Processamento Auditivo Central, sendo as principais habilidades alteradas as de fechamento, resolução e ordenação temporal. Conclusão: Não foram encontradas relações estatisticamente significativas entre os graus de desvio fonológico leve e leve-moderado e o processamento auditivo central. Mas provavelmente exista uma relação uma vez que toda a amostra apresentou alteração em pelo menos duas habilidades do processamento auditivo central.Florianópolis, SCBlanco-Dutra, Ana PaulaPinheiro, Maria Madalena CaninaUniversidade Federal de Santa CatarinaStülp, Camille Bertha2019-12-05T11:07:32Z2019-12-05T11:07:32Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202255info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-12-05T11:07:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/202255Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-12-05T11:07:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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