Blockchain Aplicada em uma Carteira Digital Acadêmica para Controle Curricular Estudantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leonardo Gideão Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248373
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação.
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spelling Blockchain Aplicada em uma Carteira Digital Acadêmica para Controle Curricular Estudantil.BlockhainJornada EstudantilHyperledger FabricContratos InteligentesTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Ciências da Computação.O surgimento da blockchain revolucionou e permitiu o conceito de descentralização quando falamos de criptomoedas. Contudo, com o passar dos anos vislumbrou-se a sua capacidade de aplicação em mais diversas áreas, principalmente com o surgimento de plataformas como a Ethereum e o Hyperledger Fabric, que permitiram a aplicação de contratos inteligentes para a realização de qualquer tipo de transação entre duas ou mais partes, sem a necessidade de uma entidade central responsável. Sendo assim, o cenário acadêmico onde se demanda confiabilidade, autenticidade e auditoria demonstra-se ideal para utilização desta tecnologia, visto que através dela é possível diminuir e burocracias, falhas manuais e fraudes. Nesse contexto, este trabalho visa propor uma reestruturação do modelo desenvolvido pelo Projeto Jornada do Estudante que permite a realização dos processos de auditoria e controle de históricos, currículos e diplomas de maneira descentralizada entre as instituições do Brasil, onde busca-se propor uma nova entidade, o estudante. Sendo assim, o foco desta pesquisa é possibilitar por um aplicativo móvel que os estudantes do ensino superior possam fazer parte do sistema proposto e mantido pelo Projeto Jornada do Estudante, sem que eles precisem ter um conhecimento prévio sobre a tecnologia blockchain. A grande motivação para este desenvolvimento se deu ao fato do estudante ser a principal entidade das universidades, sendo assim, busca-se trazer benefícios de maneira direta a ele, permitindo que o aluno passe a ser uma figura participativa do processo de emissão do seu diploma, ao enviar atividades complementares e/ou estágios. Ademais, outro fator motivador é a possibilidade de trazer ao estudante a capacidade de comprovar de maneira autêntica e confiável a sua participação em uma instituição de ensino superior. Visando um desenvolvimento consistente utilizou-se como base trabalhos relacionados voltados para o desenvolvimento de aplicações móveis que se utilizam de tecnologias blockchain. Junto a isso, utilizou-se o padrão estabelecido pelo governo federal para a interface gráfica. Finalmente, tendo em vista o público alvo da aplicação e os objetivos deste trabalho, realizou-se uma pesquisa utilizando os critérios SUS (System Usability Scale), alcançando um resultado de aceitação em 87% sendo correspondente a um nível excelente de usabilidade, demonstrando que o objetivo principal da proposta de tornar a blockchain acessível para os estudantes foi cumprido.tes foi cumprido.The emergence of blockchain revolutionized and allowed the concept of decentralization when talking about cryptocurrencies. However, over the years, its application capacity was glimpsed in more diverse areas, especially with the emergence of platforms like Ethereum and the Hyperledger Fabric, which allowed the application of smart contracts to carry out any transaction kind between two or more parties without the need for a responsible central entity. Thus, the academic scenario, where reliability, authenticity, and auditing are required, is ideal for the use of this technology since through it is possible to reduce bureaucracy, manual flaws, and fraud. In this context, this work aims to propose a restructuring of the model developed by Projeto Jornada do Estudante, which allows the audit and control processes of transcripts, resumes, and diplomas to be carried out in a decentralized manner among the institutions in Brazil, where it seeks to propose a new entity to the student. Thus, the focus of this survey is to make it possible, through a mobile application, for higher education students to be part of the system proposed and maintained by the Projeto Jornada do Estudante without needing previous knowledge about blockchain technology. The great motivation for this development was, since the student is the leading entity of the universities, therefore, it is sought to bring benefits in a direct way to them, allowing the student to become a participatory figure in the process of issuing their diplomas, by sending complementary activities and or internships. Moreover, another motivating factor is the possibility of bringing the student the ability to prove authentically and reliably his participation in an institution of higher education. Aspiring to one consistent development, it is used as a base related to works related to mobile applications that use blockchain technologies. Additionally, it uses the standard graphic interface established by the federal government. Finally, given the target audience of the application and the objectives of this work, a survey was conducted using the SUS (System Usability Scale) criteria, reaching a result of acceptance in 87%, corresponding to an excellent level of usability and demonstrating that the main objective of the proposal, to make blockchain accessible to students, was achieved.Florianópolis, SC.Palma, LucasMartina, Jean EversonUniversidade Federal de Santa Catarina.Rocha, Leonardo Gideão Costa2023-07-09T23:13:11Z2023-07-09T23:13:11Z2023-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis114application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248373Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-09T23:13:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248373Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-09T23:13:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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