Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Priebe, Alan Arthur
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255837
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística.
id UFSC_08fee9ac8969143dbf94fc9c6a614a90
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/255837
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx DesignerPrecificação de fretesMachine learningModelos preditivosTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística.A matriz de transportes no Brasil é predominantemente rodoviária, sendo o transporte rodoviário de cargas um meio barato e eficiente em comparação aos demais, com diversas empresas atuando no ramo, seja utilizando frota própria ou contratando transportadores autônomos de cargas, como os caminhoneiros autônomos. No entanto, atuar e gerar lucro estando entre duas pontas tem suas dificuldades, pois ao mesmo tempo que é preciso oferecer valores satisfatórios para o contratante do frete, é preciso também oferecer preços atrativos para a contratação dos caminhoneiros. De tal forma, precificar o serviço é uma dificuldade, dadas diversas características e fatores, como a variação de diesel e a extensão territorial em proporções continentais. Este estudo é baseado nos dados disponibilizados pela empresa Bialog, sendo uma startup logtech que atua na contratação de motoristas autônomos para fretes de embarcadores. Foram levantados dados de dois anos de fretes praticados pela transportadora. Os dados foram coletados e tratados para definir um conjunto de variáveis candidatas aos modelos preditivos testados. Foram calibrados e validados, através do Alteryx Designer, modelos de Regressão Linear, Spline e Floresta Randômica. Os modelos mostraram eficácia na previsão, com vantagem para o modelo de Floresta Randômica. Escolhido esse modelo, foi comparado às formas de precificação já praticadas pela empresa, sendo o método de tabelas de frete mínimos da ANTT e próprio método Bialog. O modelo de Floresta Randômica ainda se sobressaiu em nova comparação aos demais em 83,65% das observações, obtendo R² de 0,9602, α de 134,42, β igual a 0,9458 e RMSE de 393,0512, o que destaca que o objetivo desse trabalho foi alcançado.The transportation matrix in Brazil is predominantly road-based, with road freight transport being a cheap and efficient means compared to others, and various companies operating in the sector, either using their own fleets or hiring autonomous freight carriers, such as independent truck drivers. However, operating and generating profit between two ends comes with its challenges. While it's necessary to offer satisfactory rates to the freight contractors, it's also important to provide attractive prices for hiring truck drivers. Pricing the service is difficult due to various factors, such as diesel price fluctuations and the country's continental-sized territory. This study is based on data provided by Bialog, a logtech startup that hires autonomous drivers for shippers' freights. Two years of freight data from the transporter were collected and processed to define a set of candidate variables for the predictive models tested. Linear Regression, Spline, and Random Forest models were calibrated and validated using Alteryx Designer. The models demonstrated effectiveness in prediction, with the Random Forest model showing a clear advantage. This model was compared to the pricing methods already used by the company, namely the ANTT minimum freight rate tables and Bialog's own method. The model outperformed the others in 83.65% of observations, achieving an R² of 0.9602, α of 134.42, β of 0.9458, and RMSE of 393.0512, which demonstrates that the objective of this work has been achieved.Joinville, SC.Lopes, Simone BeckerUniversidade Federal de Santa Catarina.Priebe, Alan Arthur2024-07-10T19:06:42Z2024-07-10T19:06:42Z2024-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255837Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-07-10T19:06:42Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-07-10T19:06:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
title Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
spellingShingle Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
Priebe, Alan Arthur
Precificação de fretes
Machine learning
Modelos preditivos
title_short Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
title_full Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
title_fullStr Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
title_full_unstemmed Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
title_sort Modelagem matemática da precificação de fretes por motoristas autônomos através do uso do Alteryx Designer
author Priebe, Alan Arthur
author_facet Priebe, Alan Arthur
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Simone Becker
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Priebe, Alan Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Precificação de fretes
Machine learning
Modelos preditivos
topic Precificação de fretes
Machine learning
Modelos preditivos
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Engenharia de Transportes e Logística.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-07-10T19:06:42Z
2024-07-10T19:06:42Z
2024-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255837
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
publisher.none.fl_str_mv Joinville, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652000196296704