IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVO, LUCIANA FLORENTINO
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FÔLHA, FERNANDO ANTÔNIO SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96987
Resumo: O trabalho ocupa um inegável espaço na existência humana. Coloca-se dentre as atividades mais importantes, sendo considerado sob o ponto de vista social como o principal regulador da organização da vida. Em decorrência disso, a transição para a aposentadoria costuma ser um momento que significa bem mais do que o simples término da carreira profissional. O rompimento dos vínculos construídos e alimentados ao longo dos anos costumam implicar em um número expressivo de dificuldades para o indivíduo que a está vivenciando. Neste contexto, a Universidade, deverá estar envolta à problemática, cumprindo o seu papel social, por meio da promoção de programas de preparação para a aposentadoria, aos seus públicos interno e externo, visando atender as necessidades emergentes neste período da vida. Assim, este artigo procura demonstrar a importância do desenvolvimento de tal iniciativa, baseandose em relatos obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a servidores aposentados da UFPEL, que não vivenciaram tal preparação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados revelaram o sofrimento e a existência de inúmeras dificuldades no período de transição entre a vida funcional e a aposentadoria; especialmente, no que se refere a questões de cunho psicológico (sensação de inutilidade, abandono e depressão).
id UFSC_0910e26cdcf124bc601310fcd3dc4d17
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96987
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPELO trabalho ocupa um inegável espaço na existência humana. Coloca-se dentre as atividades mais importantes, sendo considerado sob o ponto de vista social como o principal regulador da organização da vida. Em decorrência disso, a transição para a aposentadoria costuma ser um momento que significa bem mais do que o simples término da carreira profissional. O rompimento dos vínculos construídos e alimentados ao longo dos anos costumam implicar em um número expressivo de dificuldades para o indivíduo que a está vivenciando. Neste contexto, a Universidade, deverá estar envolta à problemática, cumprindo o seu papel social, por meio da promoção de programas de preparação para a aposentadoria, aos seus públicos interno e externo, visando atender as necessidades emergentes neste período da vida. Assim, este artigo procura demonstrar a importância do desenvolvimento de tal iniciativa, baseandose em relatos obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a servidores aposentados da UFPEL, que não vivenciaram tal preparação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados revelaram o sofrimento e a existência de inúmeras dificuldades no período de transição entre a vida funcional e a aposentadoria; especialmente, no que se refere a questões de cunho psicológico (sensação de inutilidade, abandono e depressão).INPEAU2012-11-05T19:00:09Z2012-11-05T19:00:09Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96987NOVO, LUCIANA FLORENTINOFÔLHA, FERNANDO ANTÔNIO SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T19:42:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96987Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T19:42:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
title IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
spellingShingle IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
NOVO, LUCIANA FLORENTINO
title_short IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
title_full IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
title_fullStr IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
title_full_unstemmed IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
title_sort IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇAO À APOSENTADORIA: A FALA DE SERVIDORES APOSENTADOS DA UFPEL
author NOVO, LUCIANA FLORENTINO
author_facet NOVO, LUCIANA FLORENTINO
FÔLHA, FERNANDO ANTÔNIO SILVA
author_role author
author2 FÔLHA, FERNANDO ANTÔNIO SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv NOVO, LUCIANA FLORENTINO
FÔLHA, FERNANDO ANTÔNIO SILVA
description O trabalho ocupa um inegável espaço na existência humana. Coloca-se dentre as atividades mais importantes, sendo considerado sob o ponto de vista social como o principal regulador da organização da vida. Em decorrência disso, a transição para a aposentadoria costuma ser um momento que significa bem mais do que o simples término da carreira profissional. O rompimento dos vínculos construídos e alimentados ao longo dos anos costumam implicar em um número expressivo de dificuldades para o indivíduo que a está vivenciando. Neste contexto, a Universidade, deverá estar envolta à problemática, cumprindo o seu papel social, por meio da promoção de programas de preparação para a aposentadoria, aos seus públicos interno e externo, visando atender as necessidades emergentes neste período da vida. Assim, este artigo procura demonstrar a importância do desenvolvimento de tal iniciativa, baseandose em relatos obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas aplicadas a servidores aposentados da UFPEL, que não vivenciaram tal preparação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos resultados revelaram o sofrimento e a existência de inúmeras dificuldades no período de transição entre a vida funcional e a aposentadoria; especialmente, no que se refere a questões de cunho psicológico (sensação de inutilidade, abandono e depressão).
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-05T19:00:09Z
2012-11-05T19:00:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96987
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652328875589632