Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Edilon Frasson da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219558
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
id UFSC_09ccfcd680bd3dfb3f5b916359ee07fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219558
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professoresEducação científica e tecnológicaQuímicaProfessoresDivulgação científicaExtensão universitáriaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.Nesta pesquisa buscou-se identificar as contribuições do Laboratório de Divulgação Científica em Química ? Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores(a) de Química no que diz respeito aos saberes docentes (TARDIF, 2010) e da reflexão crítica (PIMENTA, 2002). De caráter qualitativo, esse estudo de caso, utilizou como fonte de dados os diários de campo dos mediadores que atuaram no Quimidex durante o ano de 2018, submetendo suas escritas a Análise Interpretativa-Compreensiva de Narrativas (SOUZA, 2006). O Quimidex, de acordo com suas características pode ser considerado um centro de ciências com Coleção Visitável, o que lhe caracteriza como espaço de divulgação científica. A análise dos diários demonstrou que é necessário uma formação de mediadores mais sólida em relação ao entendimento de divulgação científica e extensão universitária adotado pelo Quimidex. As atividades de extensão realizadas, no âmbito da divulgação científica, proporcionaram aos mediadores refletir criticamente sobre o papel da docência na construção de uma sociedade mais justa. Em relação aos saberes docentes, de acordo com as narrativas dos mediadores, o Quimidex possibilitou a mobilização e/ou desenvolvimento de diversos saberes experienciais, disciplinares e da formação profissional. Dessa forma, se pode concluir que o Laboratório Quimidex, através de suas atividades de extensão universitária relacionadas a divulgação científica, contribui na formação inicial de professores, daqueles que atuam nesse espaço como mediadores.Abstract: In this research, we sought to identify the contributions of the Laboratory for Scientific Divulgation in Chemistry - Quimidex, a non-formal educational space, for the initial formation of Chemistry teachers with regard to teaching knowledge (TARDIF, 2010) and the critical reflection (PIMENTA, 2002). Qualitatively, this case study used as a data source the field diaries of the mediators who worked at Quimidex during 2018, submitting their writings to the Interpretative-Comprehensive Analysis of Narratives (SOUZA, 2006). Quimidex, according to its characteristics, can be considered a science center with a Visitable Collection, which characterizes it as a space for scientific dissemination. The analysis of the diaries demonstrated that a more solid training of mediators is necessary in relation to the understanding of scientific dissemination and university extension adopted by Quimidex. The extension activities carried out, within the scope of scientific dissemination, provided mediators with a critical reflection on the role of teaching in the construction of a more just society. In relation to teaching knowledge, according to the mediators' narratives, Quimidex enabled the mobilization and/or development of various experiential, disciplinary and professional training knowledge. Thus, it can be concluded that the Quimidex Laboratory, through its university extension activities related to scientific dissemination, contributes to the initial formation of teachers, those who work in this space as mediators.Regiani, Anelise MariaUniversidade Federal de Santa CatarinaRosa, Edilon Frasson da2021-01-14T18:12:15Z2021-01-14T18:12:15Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis105 p.| il.application/pdf370645https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219558porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:12:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219558Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:12:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
title Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
spellingShingle Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
Rosa, Edilon Frasson da
Educação científica e tecnológica
Química
Professores
Divulgação científica
Extensão universitária
title_short Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
title_full Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
title_fullStr Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
title_full_unstemmed Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
title_sort Contribuições do Quimidex, um espaço não formal de educação, para a formação inicial de professores
author Rosa, Edilon Frasson da
author_facet Rosa, Edilon Frasson da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Regiani, Anelise Maria
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Edilon Frasson da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Química
Professores
Divulgação científica
Extensão universitária
topic Educação científica e tecnológica
Química
Professores
Divulgação científica
Extensão universitária
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:12:15Z
2021-01-14T18:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370645
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219558
identifier_str_mv 370645
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 105 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652126724816896