A presença feminina no curso de graduação em odontologia da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friedrich, Eveline Grando
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133507
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.
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spelling A presença feminina no curso de graduação em odontologia da UFSCtrabalho femininoeducação em odontologiaescolas de odontologiaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Odontologia.RESUMO INTRODUÇÃO: A odontologia, durante a sua trajetória histórica, tem sido distinguida como uma profissão tipicamente masculina. No entanto, atualmente, tem-se discutido que ela passa por um processo crescente de feminização. O aumento do número de mulheres também tem sido observado nas universidades brasileiras, nas quais elas representam a maior parte dos estudantes de nível superior do país. OBJETIVOS: Descrever o processo de inserção da mulher ocorrido ao longo dos anos no Curso de Graduação em odontologia da UFSC. METODOLOGIA: O presente estudo foi realizado no Curso de Graduação em Odontologia da UFSC, com participação de 70 alunos (nona e décima fase), os quais responderam um questionário estruturado contendo questões objetivas, além disso, realizou-se um levantamento documental para analisar a trajetória dos docentes e discentes na odontologia do estado de Santa Catarina. RESULTADOS: O curso de Odontologia da UFSC é composto em sua maioria por mulheres (69,95%) sendo grande parte delas brancas, solteiras, sem filhos, de idade entre 20 e 25 anos, que não trabalham e que cursaram o ensino médio em escola privada. 50% dos alunos concordaram que o fato da odontologia permitir o trabalho autônomo fez com que a mulher optasse pela profissão. Mais de 60% da amostra concordou que determinadas características tipicamente femininas podem contribuir favoravelmente para a valorização do trabalho feminino na odontologia. Em relação a discriminação das alunas do curso pela comunidade universitária, 58,57% dos graduandos não concordaram que isto aconteça. CONCLUSÃO: O perfil atual dos graduandos de odontologia da UFSC se mostrou semelhante ao de outras universidades: houve uma feminização do curso em relação aos discentes. Porém, quanto as docentes o número de homens chega a ser quase o dobro do de mulheres, assim como em outras faculdades.ABSTRACT INTRODUCTION: dentistry, during its historical trajectory, has been distinguished as a typically male profession. However, currently, it has been argued that it goes through a growing process of feminization. This increase has also been observed in Brazilian universities, where women represent the majority of university students in the country. OBJECTIVES: describe the woman's insertion process occurred over the years in undergraduate degree in dentistry at UFSC. METHODS: This study was conducted at the CGO UFSC, with the participation of 70 students (ninth and tenth stages), who answered a structured questionnaire with objective questions. RESULTS: The course of Dentistry at UFSC consists mostly of women (69.95%) being most of them white, single, with no children, aged between 20 and 25 years, who do not work and who attended high school in a private school. 50% of the students agreed that the fact of dentistry allows self-employment influenced women to choose this profession. More than 60% of the sample agreed that certain typically female characteristics may contribute positively to the enhancement of women's work in dentistry. 58.57% of the students do not agree that happen a discrimination by the university community regarding the course students. CONCLUSION: The current profile of the UFSC dental graduates was similar to that of other universities: there was a feminization of the course in relation to students body. However, in the teachers body, the number of men is almost twice of women, as well as in other universities.Amante, Cláudio JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaFriedrich, Eveline Grando2015-07-03T01:13:00Z2015-07-03T01:13:00Z2015-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis56 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133507porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-07-03T01:13:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133507Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-07-03T01:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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