AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Katherine K. de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Joel Dias da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228961
Resumo: A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10, determina que pneus inservíveis sejam destinados corretamente pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes através da Logística Reversa. Este artigo realizou uma pesquisa exploratória nas empresas que realizam a troca de pneus, com objetivo de analisar o desempenho e eficiência de práticas e iniciativas de Logística Reversa de pneus inservíveis no município de Blumenau, em Santa Catarina. O município possui em vigor a Lei Complementar nº 792/2010 que trata sobre o recolhimento e destinação dos pneus inservíveis. Contudo, foi possível observar que Logística Reversa não é aplicada pelas empresas que realizam a troca de pneu, muito em parte pela falta de informação, fiscalização, e até falta de incentivo dos fabricantes e importadores de pneus. Em contrapartida, as principais destinações dos pneus inservíveis no município ainda são para o serviço de coleta seletiva e reciclagem. É baixa a preocupação das empresas em relação ao descarte dos pneus inservíveis, mesmo conhecendo as leis vigentes, o conceito e as vantagens da aplicação da logística reversa.
id UFSC_0a4f02209e1cc2dfc8446ef433ab0972
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228961
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)EVALUATION OF THE REVERSE LOGISTICS’ PERFORMANCE OF WASTED TIRES IN BLUMENAU (SC)PneumáticosDescarteLogística ReversaRevalorizaçãoImpacto AmbientalA Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10, determina que pneus inservíveis sejam destinados corretamente pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes através da Logística Reversa. Este artigo realizou uma pesquisa exploratória nas empresas que realizam a troca de pneus, com objetivo de analisar o desempenho e eficiência de práticas e iniciativas de Logística Reversa de pneus inservíveis no município de Blumenau, em Santa Catarina. O município possui em vigor a Lei Complementar nº 792/2010 que trata sobre o recolhimento e destinação dos pneus inservíveis. Contudo, foi possível observar que Logística Reversa não é aplicada pelas empresas que realizam a troca de pneu, muito em parte pela falta de informação, fiscalização, e até falta de incentivo dos fabricantes e importadores de pneus. Em contrapartida, as principais destinações dos pneus inservíveis no município ainda são para o serviço de coleta seletiva e reciclagem. É baixa a preocupação das empresas em relação ao descarte dos pneus inservíveis, mesmo conhecendo as leis vigentes, o conceito e as vantagens da aplicação da logística reversa.The National Solid Waste Policy, Law No . 12,305/10, determines that waste tires must properly disposed by manufacturers, importers, distributors, and traders through Reverse Logistics. This article carried out an exploratory research in the tire shops, aiming to analyze the performance and efficiency of practices and initiatives of Reverse Logistics of waste tires in Blumenau, in Santa Catarina. The county has the Complementary Law No . 792/2010 in effect which deals with the waste tires disposal and collection. The research identified that the main forms of waste tires disposal are for sorting and recycling. Also, it was noticed that Reverse Logistics is not applied by tire shops, due to lack of information, inspection, incentive from tire manufacturers and importers. There is a little concern among companies regarding the disposal of waste tires, even though they know the laws in force, the concept, and the advantages of applying reverse logistics.2021-10-11T18:42:35Z2021-10-11T18:42:35Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228961Oliveira, Katherine K. deSilva, Joel Dias daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T18:42:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228961Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-11T18:42:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
EVALUATION OF THE REVERSE LOGISTICS’ PERFORMANCE OF WASTED TIRES IN BLUMENAU (SC)
title AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
spellingShingle AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
Oliveira, Katherine K. de
Pneumáticos
Descarte
Logística Reversa
Revalorização
Impacto Ambiental
title_short AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
title_full AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
title_fullStr AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
title_sort AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS EM BLUMENAU (SC)
author Oliveira, Katherine K. de
author_facet Oliveira, Katherine K. de
Silva, Joel Dias da
author_role author
author2 Silva, Joel Dias da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Katherine K. de
Silva, Joel Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Pneumáticos
Descarte
Logística Reversa
Revalorização
Impacto Ambiental
topic Pneumáticos
Descarte
Logística Reversa
Revalorização
Impacto Ambiental
description A Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei nº 12.305/10, determina que pneus inservíveis sejam destinados corretamente pelos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes através da Logística Reversa. Este artigo realizou uma pesquisa exploratória nas empresas que realizam a troca de pneus, com objetivo de analisar o desempenho e eficiência de práticas e iniciativas de Logística Reversa de pneus inservíveis no município de Blumenau, em Santa Catarina. O município possui em vigor a Lei Complementar nº 792/2010 que trata sobre o recolhimento e destinação dos pneus inservíveis. Contudo, foi possível observar que Logística Reversa não é aplicada pelas empresas que realizam a troca de pneu, muito em parte pela falta de informação, fiscalização, e até falta de incentivo dos fabricantes e importadores de pneus. Em contrapartida, as principais destinações dos pneus inservíveis no município ainda são para o serviço de coleta seletiva e reciclagem. É baixa a preocupação das empresas em relação ao descarte dos pneus inservíveis, mesmo conhecendo as leis vigentes, o conceito e as vantagens da aplicação da logística reversa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-11T18:42:35Z
2021-10-11T18:42:35Z
2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228961
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652402548539392