Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noceti, Renan Vermeulen
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95473
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
id UFSC_0a6c2f8ae951e4304023c00a780d9eaa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/95473
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"PsicologiaAprendizagemProdução do conhecimentoPesquisadoresComportamento -AvaliaçãoPesquisaPerguntas e respostasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em PsicologiaDelimitar um problema" é uma das etapas iniciais do processo de produção de conhecimento científico. A intervenção de profissionais de nível superior na sociedade depende de conhecimento científico de alta qualidade. Produzir conhecimento científico caracteriza o trabalho do cientista e do profissional de nível superior. Já existe conhecimento acerca do processo de produzir conhecimento científico como um sistema constituído de interações entre processos comportamentais de complexidade variada. No entanto, ainda há lacunas neste conhecimento, o qual necessita ser complementado. Examinar o processo de delimitar um problema de pesquisa possibilita esclarecer o que precisa ser ensinado para capacitar cientistas e profissionais de nível superior a produzirem conhecimento científico. Fazer perguntas é uma maneira pela qual é possível delimitar um problema de pesquisa, facilitando esta delimitação. Não obstante, "perguntar" é um processo comportamental considerado como uma forma de aprender a aprender, uma aprendizagem fundamental a ser garantida pela educação básica. Nesse sentido, responder "quais classes de comportamentos constituem a classe geral `delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas'?" contribui para esclarecer o que é necessário ensinar para capacitar cientistas e profissionais de nível superior, assim como para esclarecer acerca de comportamentos a serem ensinados na educação básica. As classes de comportamento foram identificadas ou derivadas a partir de dois capítulos do manual de pesquisa de Booth, Colomb e Williams (2000), e relacionadas à parte da tese de doutorado de Viecili (2008), que investigou o processo de produzir conhecimento científico como interações entre classes de comportamentos. O procedimento do método caracterizou-se pela observação indireta de comportamentos por meio de documentos, realizado por meio de 18 etapas. Ao final, as classes de comportamentos foram organizadas de acordo com seu grau de abrangência e dependência entre as classes em um sistema comportamental, representadas em um diagrama. Foram identificadas 394 classes de comportamentos, e foram derivadas a partir destas outras 59 classes, totalizando 453 classes. Deste total, 92% das classes foram organizadas por seus graus de abrangência em um diagrama. Das classes identificadas ou derivadas, nove classes mais abrangentes orientaram a organização das demais, tais como "Delimitar problema de pesquisa por meio da delimitação de um tópico" e "Formular perguntas a partir de um tópico". Parte das classes identificadas está relacionada a procedimentos para formular um problema de pesquisa, e outra parte relacionada a demonstrar a relevância científica e social do problema. O manual utilizado como fonte contém muitas atividades e recursos de ensino. Ao organizar estas atividades em um "mapa" de comportamentos, ficam claras as funções das atividades - como o professor pode utilizar tais atividades para transformar o comportamento do aprendiz no comportamento do cientista e do profissional de nível superior. Organizar as classes de comportamentos por graus de abrangência também ajudou a esclarecer o processo de perguntar como uma forma de aprender a aprender, facilitando seu ensino na educação básica. As classes identificadas complementam aquelas descobertas por Viecili (2008), ampliando a possibilidade de programar ensino para capacitar cientistas e profissionais de nível superior a delimitar problema de pesquisa ao pesquisar cientificamente.Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaNoceti, Renan Vermeulen2012-10-26T02:12:38Z2012-10-26T02:12:38Z20112011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis547 p.| il., grafs., tabs.application/pdf303744http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95473porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T03:22:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95473Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T03:22:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
title Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
spellingShingle Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
Noceti, Renan Vermeulen
Psicologia
Aprendizagem
Produção do conhecimento
Pesquisadores
Comportamento -
Avaliação
Pesquisa
Perguntas e respostas
title_short Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
title_full Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
title_fullStr Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
title_full_unstemmed Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
title_sort Classes de comportamentos constituintes da classe geral "delimitar problema de pesquisa a partir de perguntas"
author Noceti, Renan Vermeulen
author_facet Noceti, Renan Vermeulen
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Noceti, Renan Vermeulen
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Aprendizagem
Produção do conhecimento
Pesquisadores
Comportamento -
Avaliação
Pesquisa
Perguntas e respostas
topic Psicologia
Aprendizagem
Produção do conhecimento
Pesquisadores
Comportamento -
Avaliação
Pesquisa
Perguntas e respostas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011
2012-10-26T02:12:38Z
2012-10-26T02:12:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 303744
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95473
identifier_str_mv 303744
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95473
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 547 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652037875826688