O poema avoluma.doc: teatro de essência/poema processo /
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79385 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. |
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O poema avoluma.doc: teatro de essência/poema processo /Poesia brasileiraDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão.O poema avoluma. doc antes de ser uma dissertação é um documento/arquivo que registra uma experiência sobrepondo três suportes de informação: texto, vídeo e performance. Fundamentando-se na fenomenologia de Merleau-Ponty que retoma a questão da ligação entre a experiência perceptiva e a experiência da linguagem, a investigação apreende o sentido da experiência de um ser-do-ator como extensão da intencionalidade significativa do corpo no mundo e propõe a visão de um corpoema à leitura do poema/processo. O poema/processo é trazido pela presença de WLADEMIR DIAS-PINO (1927), poeta brasileiro, pintor, programador gráfico e visual, que firmou uma das três direções da poesia concreta com a criação do primeiro livro-poema. Seu interesse está na fisicalidade funcional e espacional do poema que processa e informa, ao longo do uso, a linguagem de uma arte/física.Três corpora - corpus teórico, corpus videográfico, corpus ato/processo - encontram-se misturados à experiência que denomino Teatro de Essência, iniciada em 1988 e que, na presente pesquisa, infiltra o campo teórico literário através da Obra-em-processo de Wlademir Dias-Pino. Esta específica experiência teatral traz a carne do ser-do-ator como objeto de espacialidade visual e tátil para o poema/processo. O objeto a ser lido, manuseado, processado é o corpo do ator que se desdobra à semiologia do ato teatral. Corpo, palavra (signo/som) e espaço, em efusão, são a experiência processual do poema lançado à presença fenomênica do ato. É nesse sentido que a expressão Teatro de Essência desfaz a noção clássica da totalidade da essência e expõe o ser-do-ator como fenômeno de uma "desessência" - totalidade da fragmentação do não-idêntico no ato de ser.Florianópolis, SCSantos, Alckmar Luiz dosUniversidade Federal de Santa CatarinaAlcantara, Clarissa de Carvalho2012-10-18T02:58:49Z2012-10-18T02:58:49Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis[150] f.| il.application/pdf173311http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79385porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T16:45:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79385Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T16:45:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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