Método Computacional para a Otimização do Projeto da Malha Viária de Florianópolis-SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212551 |
Resumo: | A frota de veículos terrestres cresceu mais de 70% no Brasil. Em contraste, investimentos públicos no setor de infraestrutura de transporte rodoviário não cresceram na mesma proporção. Como resultado, há uma demanda urgente na melhoria de fluxo na malha viária dos grandes centros brasileiros. A região da grande Florianópolis é uma das regiões que sofrem com o alto fluxo de veículos, por ser um centro importante da administração pública catarinense, ter uma alta densidade de empresas e por suas características geográficas. Para auxiliar na tomada de decisão do planejamento rodoviário, diversos trabalhos na área de algoritmos e otimização vem reportando e avaliando métodos computacionais. Nesse contexto, a pesquisa desenvolveu um método computacional para auxiliar o planejamento da malha viária do município de Florianópolis - SC inspirado no modelo/método de Salman-Alaswad. Para isso: (i) estudou-se a malha viária de Florianópolis e suas demandas; (ii) levantou-se métodos computacionais para resolver problemas de planejamento de malhas viárias terrestres na literatura; (iii) foi desenvolvido o método computacional com base no método de Salman-Alaswad. O projeto contou com apoio de um bolsista do edital PIBIC 2019-2020. O método computacional desenvolvido está publicado no GITHUB (em modo público) e apresentou melhoria na malha viária experimentada. Como trabalhos futuros, pretende-se ampliar os experimentos para compreender a escalabilidade dos parâmetros do método e potencial publicação em veículos de comunicação científica. Uma continuação natural do projeto já foi aprovada pelo departamento e pretende-se reforçar as contribuições estabelecidas para melhorar a visibilidade dos resultados. |
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