Plano de negócios: Ogroshop

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Gustavo de Athayde
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lisboa, Lucas Koech
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166809
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
id UFSC_0b0441dcd5704bebb9a025d26b2fab9c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/166809
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Plano de negócios: OgroshopPlano de negócios; empreendedorismo; e-commerce; suplementos.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.Este trabalho elabora um plano de negócios com o objetivo de verificar a viabilidade econômico-financeira da implantação de uma empresa de e-commerce de suplementos alimentares para a região da Grande Florianópolis-SC. Utiliza o método de pesquisa descritiva de natureza aplicada, de cunho predominantemente quantitativo, com o auxílio de instrumentos bibliográficos, documentais e levantamento de dados primários, mediante questionário. Apresenta uma pesquisa de mercado realizada em cinco diferentes academias escolhidas por critério de amostragem não probabilístico por conveniência, todas situadas em Florianópolis, no bairro Centro, próximas ao local apontado como sede da empresa, com público respondente total de 173 pessoas. A partir destas respostas, identifica o segmento de mercado e o modelo de negócios, optando por produtos de alta qualidade, sendo em sua maioria de marcas importadas. Aponta o mercado consumidor como pessoas de idade entre 20 e 30 anos, com renda mensal familiar superior a 10 salários mínimos e com preferência por produtos com valor agregado mais alto. Nomeia o empreendimento como Ogroshop, com o intuito de criar uma identidade perante o público-alvo, inspirado pelo emprego do termo ogro no ambiente pesquisado. Analisa os concorrentes locais, de forma a explorar estratégias de ingresso no mercado, como o proveito de marketing digital, com baixo custo de implementação e alto retorno oferecido, e o emprego de valor justo para produtos de qualidade reconhecida. Avalia a viabilidade financeira pela facilidade de pagamento para fornecedores, com prazos de entrega inferiores a uma semana e pela preferência dos clientes em pagamentos a curto prazo, retornando um cálculo de necessidade líquida de capital de giro negativo. Confia na conquista de clientes pela proximidade no tratamento, foco na experiência de compra e na informação, sendo estes os diferenciais competitivos em um mercado que se demonstrou bastante inflado. Utilizando como plataforma de formatação o software do SEBRAE, realiza os cálculos financeiros necessários que compreendem todos os procedimentos de abertura da empresa. O retorno do investimento inicial ocorrerá no prazo de 5 meses e meio tendo em vista o cenário intermediário. Após a apresentação do plano negócios, conclui pela resposta positiva de viabilidade de implantação de uma empresa de suplementos alimentares na região, segundo o modelo descrito.This work draws up a business plan in order to verify the economic and financial feasibility of implementing an e-commerce company in dietary supplements for the region of Florianópolis-SC. Uses the descriptive method of research, predominantly of quantitative nature, with the help of bibliographic tools, documentary and primary data collection by questionnaire. It presents a market survey conducted in five different gyms chosen by non probabilistic by convenience criteria of sampling, all located in Florianópolis, downtown, near the site identified as headquarters of the company, with a respondent audience of 173 people. From these responses, it identifies the market segment and the business model, opting for high-quality products, being mostly imported brands. It points the consumer market as people aged from 20 to 30 years, with monthly family income greater than 10 minimum wages and with a preference for products with higher added value. It names the enterprise as Ogroshop, in order to create an identity to the target audience, inspired by the use of the term ogre in the searched environment. Analyzes the local competitors in order to explore entry strategies in the market, as the use of digital marketing, with low implementation costs and high return offered, and the use of fair value for products of recognized quality. Evaluates the financial viability by the ease of payment to suppliers, with delivery times of less than a week and by customers' preference for short-term payments, returning a calculation of a negative cash conversion cycle of working capital. It focuses on customer acquisition by the proximity in treatment, overall shopping experience and information, which are the competitive advantages in a market that has been shown quite inflated. Using as formatting platform SEBRAE software in order to make the necessary financial calculations comprising all the opening procedures of the company. The return of the initial investment will take place within five months and a half in view of the intermediate scenario. After the business plan presentation, it concludes with the positive feasibility of implementing a dietary supplement company in the region, according to the described model.Florianópolis, SCMelo, Pedro Antônio deUniversidade Federal de Santa Catarina.Furtado, Gustavo de AthaydeLisboa, Lucas Koech2016-08-23T19:51:04Z2016-08-23T19:51:04Z2016-08-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166809porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-23T19:51:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/166809Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-08-23T19:51:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios: Ogroshop
title Plano de negócios: Ogroshop
spellingShingle Plano de negócios: Ogroshop
Furtado, Gustavo de Athayde
Plano de negócios; empreendedorismo; e-commerce; suplementos.
title_short Plano de negócios: Ogroshop
title_full Plano de negócios: Ogroshop
title_fullStr Plano de negócios: Ogroshop
title_full_unstemmed Plano de negócios: Ogroshop
title_sort Plano de negócios: Ogroshop
author Furtado, Gustavo de Athayde
author_facet Furtado, Gustavo de Athayde
Lisboa, Lucas Koech
author_role author
author2 Lisboa, Lucas Koech
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, Pedro Antônio de
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Furtado, Gustavo de Athayde
Lisboa, Lucas Koech
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de negócios; empreendedorismo; e-commerce; suplementos.
topic Plano de negócios; empreendedorismo; e-commerce; suplementos.
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Curso de Administração.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-23T19:51:04Z
2016-08-23T19:51:04Z
2016-08-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166809
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/166809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652343861837824