Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química.
id UFSC_0b5956b6d97b9ad66d2f9a95891520fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243453
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de químicaQuímica ambientalIlha interdisciplinar de racionalidadeEfeito estufaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química.O efeito estufa é um fenômeno que provoca o aumento da temperatura atmosférica através da interação entre os gases do efeito estufa e a radiação infravermelha emitida pelo planeta Terra. Este fenômeno tem sido agravado historicamente pelas ações humanas, especialmente, após a revolução industrial. Este tema apresenta potencialidades para explorar as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de química, e está ligado a conhecimentos científicos de diferentes áreas e ao cotidiano dos estudantes. Além disso, a emergência de atitudes que preservem o meio ambiente é um fator que contribui para a relevância do tema. O presente trabalho teve como objetivo elaborar o planejamento de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre o efeito estufa para o ensino de química no ensino médio. Foi realizado um levantamento bibliográfico na revista Química Nova na Escola e nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química para verificar a recorrência de trabalhos acadêmicos que propuseram estratégias didáticas sobre o tema no ensino de química. Os resultados mostraram a escassez de pesquisas, o que pode estar relacionada à complexidade do tema. Para amparar os professores na execução da abordagem proposta, foram recomendados materiais de fácil acesso e em língua portuguesa sobre efeito estufa. Através da ilha interdisciplinar de racionalidade proposta é possível desenvolver uma abordagem CTS sobre o tema que possibilite a compreensão da importância das questões climáticas, por meio da abordagem de conhecimentos interdisciplinares. Ensinar este tema se torna ainda mais importante no contexto atual, em que se observa uma ascensão de discursos de negação climática.Blumenau, SC.Richetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa Catarina.Gonçalves, João Gabriel2022-12-22T23:10:56Z2022-12-22T23:10:56Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisThe greenhouse effect is a phenomenon that causes an increase in atmospheric temperature through the interaction between greenhouse gases and infrared radiation emitted by planet Earth. This phenomenon has historically been aggravated by human actions, especially after the industrial revolution. This topic has the potential to explore the relationships between Science, Technology and Society in chemistry teaching, and is linked to scientific knowledge in different areas and to students' daily lives. In addition, the emergence of attitudes that preserve the environment is a factor that contributes to the relevance of the theme. The present work aimed to develop the planning of an interdisciplinary island of rationality on the greenhouse effect for the teaching of chemistry in high school. A bibliographic survey was carried out in Química Nova na Escola journal and in the annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química to verify the recurrence of academic works that proposed didactic strategies on the subject in chemistry teaching. The results showed the lack of research, which may be related to the complexity of the topic. To support teachers in implementing the proposed approach, easily accessible materials in Portuguese on the greenhouse effect were recommended. Through the proposed interdisciplinary island of rationality, it is possible to develop a STS approach on the subject that enables the understanding of the importance of climate issues, through the approach of interdisciplinary knowledge. Teaching this topic becomes even more important in the current context, where climate denial discourses are on the rise.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T23:10:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T23:10:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
title Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
spellingShingle Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
Gonçalves, João Gabriel
Química ambiental
Ilha interdisciplinar de racionalidade
Efeito estufa
title_short Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
title_full Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
title_fullStr Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
title_full_unstemmed Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
title_sort Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
author Gonçalves, João Gabriel
author_facet Gonçalves, João Gabriel
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Richetti, Graziela Piccoli
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Química ambiental
Ilha interdisciplinar de racionalidade
Efeito estufa
topic Química ambiental
Ilha interdisciplinar de racionalidade
Efeito estufa
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-22T23:10:56Z
2022-12-22T23:10:56Z
2022-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv The greenhouse effect is a phenomenon that causes an increase in atmospheric temperature through the interaction between greenhouse gases and infrared radiation emitted by planet Earth. This phenomenon has historically been aggravated by human actions, especially after the industrial revolution. This topic has the potential to explore the relationships between Science, Technology and Society in chemistry teaching, and is linked to scientific knowledge in different areas and to students' daily lives. In addition, the emergence of attitudes that preserve the environment is a factor that contributes to the relevance of the theme. The present work aimed to develop the planning of an interdisciplinary island of rationality on the greenhouse effect for the teaching of chemistry in high school. A bibliographic survey was carried out in Química Nova na Escola journal and in the annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química to verify the recurrence of academic works that proposed didactic strategies on the subject in chemistry teaching. The results showed the lack of research, which may be related to the complexity of the topic. To support teachers in implementing the proposed approach, easily accessible materials in Portuguese on the greenhouse effect were recommended. Through the proposed interdisciplinary island of rationality, it is possible to develop a STS approach on the subject that enables the understanding of the importance of climate issues, through the approach of interdisciplinary knowledge. Teaching this topic becomes even more important in the current context, where climate denial discourses are on the rise.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC.
publisher.none.fl_str_mv Blumenau, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651974941343744