Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química. |
id |
UFSC_0b5956b6d97b9ad66d2f9a95891520fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243453 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de químicaQuímica ambientalIlha interdisciplinar de racionalidadeEfeito estufaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química.O efeito estufa é um fenômeno que provoca o aumento da temperatura atmosférica através da interação entre os gases do efeito estufa e a radiação infravermelha emitida pelo planeta Terra. Este fenômeno tem sido agravado historicamente pelas ações humanas, especialmente, após a revolução industrial. Este tema apresenta potencialidades para explorar as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de química, e está ligado a conhecimentos científicos de diferentes áreas e ao cotidiano dos estudantes. Além disso, a emergência de atitudes que preservem o meio ambiente é um fator que contribui para a relevância do tema. O presente trabalho teve como objetivo elaborar o planejamento de uma ilha interdisciplinar de racionalidade sobre o efeito estufa para o ensino de química no ensino médio. Foi realizado um levantamento bibliográfico na revista Química Nova na Escola e nos Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química para verificar a recorrência de trabalhos acadêmicos que propuseram estratégias didáticas sobre o tema no ensino de química. Os resultados mostraram a escassez de pesquisas, o que pode estar relacionada à complexidade do tema. Para amparar os professores na execução da abordagem proposta, foram recomendados materiais de fácil acesso e em língua portuguesa sobre efeito estufa. Através da ilha interdisciplinar de racionalidade proposta é possível desenvolver uma abordagem CTS sobre o tema que possibilite a compreensão da importância das questões climáticas, por meio da abordagem de conhecimentos interdisciplinares. Ensinar este tema se torna ainda mais importante no contexto atual, em que se observa uma ascensão de discursos de negação climática.Blumenau, SC.Richetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa Catarina.Gonçalves, João Gabriel2022-12-22T23:10:56Z2022-12-22T23:10:56Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisThe greenhouse effect is a phenomenon that causes an increase in atmospheric temperature through the interaction between greenhouse gases and infrared radiation emitted by planet Earth. This phenomenon has historically been aggravated by human actions, especially after the industrial revolution. This topic has the potential to explore the relationships between Science, Technology and Society in chemistry teaching, and is linked to scientific knowledge in different areas and to students' daily lives. In addition, the emergence of attitudes that preserve the environment is a factor that contributes to the relevance of the theme. The present work aimed to develop the planning of an interdisciplinary island of rationality on the greenhouse effect for the teaching of chemistry in high school. A bibliographic survey was carried out in Química Nova na Escola journal and in the annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química to verify the recurrence of academic works that proposed didactic strategies on the subject in chemistry teaching. The results showed the lack of research, which may be related to the complexity of the topic. To support teachers in implementing the proposed approach, easily accessible materials in Portuguese on the greenhouse effect were recommended. Through the proposed interdisciplinary island of rationality, it is possible to develop a STS approach on the subject that enables the understanding of the importance of climate issues, through the approach of interdisciplinary knowledge. Teaching this topic becomes even more important in the current context, where climate denial discourses are on the rise.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-12-22T23:10:56Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243453Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-12-22T23:10:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
title |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
spellingShingle |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química Gonçalves, João Gabriel Química ambiental Ilha interdisciplinar de racionalidade Efeito estufa |
title_short |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
title_full |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
title_fullStr |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
title_full_unstemmed |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
title_sort |
Efeito estufa: uma proposta de abordagem CTS para o ensino de química |
author |
Gonçalves, João Gabriel |
author_facet |
Gonçalves, João Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Richetti, Graziela Piccoli Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, João Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Química ambiental Ilha interdisciplinar de racionalidade Efeito estufa |
topic |
Química ambiental Ilha interdisciplinar de racionalidade Efeito estufa |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Química. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-22T23:10:56Z 2022-12-22T23:10:56Z 2022-12-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
The greenhouse effect is a phenomenon that causes an increase in atmospheric temperature through the interaction between greenhouse gases and infrared radiation emitted by planet Earth. This phenomenon has historically been aggravated by human actions, especially after the industrial revolution. This topic has the potential to explore the relationships between Science, Technology and Society in chemistry teaching, and is linked to scientific knowledge in different areas and to students' daily lives. In addition, the emergence of attitudes that preserve the environment is a factor that contributes to the relevance of the theme. The present work aimed to develop the planning of an interdisciplinary island of rationality on the greenhouse effect for the teaching of chemistry in high school. A bibliographic survey was carried out in Química Nova na Escola journal and in the annals of the Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Química to verify the recurrence of academic works that proposed didactic strategies on the subject in chemistry teaching. The results showed the lack of research, which may be related to the complexity of the topic. To support teachers in implementing the proposed approach, easily accessible materials in Portuguese on the greenhouse effect were recommended. Through the proposed interdisciplinary island of rationality, it is possible to develop a STS approach on the subject that enables the understanding of the importance of climate issues, through the approach of interdisciplinary knowledge. Teaching this topic becomes even more important in the current context, where climate denial discourses are on the rise. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Blumenau, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651974941343744 |