Incorporação dos ativos intangíveis na determinação do valor de mercado das ações de uma empresa: o caso BRASKEM
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88614 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Universidade Federal de Santa CatarinaCunha, Sudário de AguiarKopittke, Bruno Hartmut2012-10-22T11:23:20Z2012-10-22T11:23:20Z20062006228428http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88614Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O objetivo desta pesquisa foi o de entender a contribuição dos fatores percebidos pelos empresários e gerentes, como responsáveis pela criação de valor de mercado das ações de um empreendimento baseado em ativos intangíveis. Pressupõe-se que o empresário, gestor e investidor têm um entendimento intuitivo de como o negócio cria valor. Assim, a razão para a divergência entre o valor de mercado e o valor contábil de uma empresa é aqui por hipótesecomo devido a uma proporção relativamente elevada, de ativos intangíveis, não contabilizados. Como metodologia, em termos de objeto da investigação escolheu-se uma empresa do setor petroquímico, a BRASKEM, pela importância, porte, estatura com respeito ao seu estoque de ativos intangíveis. Em termos de método e procedimento foi realizada uma pesquisa qualitativa lastreada no método da fenomenologia hermenêutica. Através de entrevistas junto a gestores da BRASKEM, foi observado como eles percebem a contribuição dos intangíveis associados com o entrosamento da BRASKEM com os clientes. Os resultados, por interpretação e entendimento do autor, sugerem como a BRASKEM cria os ativos intangíveis que contribuem para a adição de valor da empresa.216 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoAtivos intangíveisValor (Economia)Mercado de ações -PrevisãoIncorporação dos ativos intangíveis na determinação do valor de mercado das ações de uma empresa: o caso BRASKEMinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL228428.pdfapplication/pdf3098797https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88614/1/228428.pdfdbfea2b1db992368abf080f34958c9adMD51TEXT228428.pdf.txt228428.pdf.txtExtracted Texttext/plain469090https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88614/2/228428.pdf.txt228bfe2161ee20879456ca2deaa32cabMD52THUMBNAIL228428.pdf.jpg228428.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1422https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88614/3/228428.pdf.jpg617277b758d3302a01adb8dba5eb7090MD53123456789/886142013-05-05 05:04:02.944oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88614Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T08:04:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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