Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Fábio
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205699
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018
id UFSC_0b9792e68e38afb654a042b3f51bf8d3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205699
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, FábioCruz, Dulce Márcia2020-03-31T13:59:06Z2020-03-31T13:59:06Z2018360719https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205699Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018A sociedade atual passa por grandes mudanças a partir do surgimento da cultura digital. Esta característica demanda um novo olhar e uma nova forma de gerir quaisquer processos nos quais ocorram interação humana. A educação é uma das áreas alvo de estudos para implementação dessas inovações, e o uso de técnicas aprendidas a partir dos games é cada vez mais frequente nas pesquisas e práticas criadas. A presente pesquisa consiste numa análise documental de livros de RPG sobre as ferramentas e processos utilizados na construção de histórias compartilhadas, visando identificar as práticas do narrador de jogos de RPG que podem ser aproveitadas por professores em suas atividades didáticas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada à prática docente, com objetivo descritivo-explicativo de analisar a utilização de elementos de jogos de interpretação de personagens (RPGs) para fins didático-pedagógicos. Quanto aos procedimentos, é uma pesquisa híbrida, documental com assimilação de estudo de caso por lidar com livros de referência de RPGs e suas possíveis utilizações em ambientes de aprendizagem. Os RPGs são uma atividade que vêm influenciando a cultura, principalmente o entretenimento, desde a sua concepção no início da década de 1970. Almejando contribuir para as práticas didáticas e planejamento didático, esta pesquisa apresenta materiais referenciais para que professores possam utilizar práticas e técnicas utilizadas usualmente por narradores de RPG. Os termos encontrados nos livros foram associados aos conteúdos escolares, ao planejamento didático do professor e aos prazeres envolvidos na prática lúdica de contar e compartilhar histórias. Foi possível estabelecer fortes relações entre o conteúdo do jogo e a prática docente e constatar vários pontos de imbricação entre o RPG e as teorias educacionais, abrindo um amplo leque de opções para pesquisas adicionais.Abstract: Since the surge of the digital culture the society is passing through some great changes. This characteristic demands a new look and a new way of management in processes that involve human interaction. The education is one of the fields of study targeted for the implementation of these innovations, and the use of the techniques learned from the game studies is increasingly appearing on research and practices. The present research consists on a documental analysis of Role Playing Games (RPG) books aiming to identify the practices of the narrator of these games that can be used by teachers in their didactic activities. It?s a qualitative research applied to the teacher?s practice, with the objective explanatory- descriptive of analysing the game elements of Role Playing Games to use in didactic-pedagogical ends. As regard to the procedures, it?s a hybrid research, being a documental research using elements of case studies, mostly for dealing with books of reference material to RPGs and their possible application in learning environments. The RPGs are an activity that influences culture, mainly the entertainment, since it?s conception in the beginning of the 1970?s decade. Craving to contribute to the didactical practices and pedagogical planning and strategy, this research presents reference materials to teachers, so that they can apply practices and techniques used mostly by RPG narrator?s. The terms found in the RPG books were associated to school contents, to the teacher?s pedagogical planning and to the pleasures involved in the playful practice of telling and sharing stories. It was possible to establish strong relations between the content of the game and the teachers practice, as well as to verify several points of aproximation among RPG and the educational theories, opening a wide range of options to additional researches.193 p.| il., gráfs., tabs.porEducaçãoJogos de fantasiaNarrativas digitaisDidáticaNarrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEED1398-D.pdfPEED1398-D.pdfapplication/pdf3315488https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205699/-1/PEED1398-D.pdf18bef66a333467dd924d16028c79f707MD5-1123456789/2056992020-03-31 10:59:07.053oai:repositorio.ufsc.br:123456789/205699Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:59:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
title Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
spellingShingle Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
Medeiros, Fábio
Educação
Jogos de fantasia
Narrativas digitais
Didática
title_short Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
title_full Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
title_fullStr Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
title_full_unstemmed Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
title_sort Narrativas (e narradores) de RPG - roleplaying games como base para as práticas didáticas de professores
author Medeiros, Fábio
author_facet Medeiros, Fábio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Fábio
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cruz, Dulce Márcia
contributor_str_mv Cruz, Dulce Márcia
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Educação
Jogos de fantasia
Narrativas digitais
Didática
topic Educação
Jogos de fantasia
Narrativas digitais
Didática
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2018
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-03-31T13:59:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-31T13:59:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205699
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 360719
identifier_str_mv 360719
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.| il., gráfs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/205699/-1/PEED1398-D.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 18bef66a333467dd924d16028c79f707
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805056357662720