Yama Yama: os sons da memória: afetos e parentesco entre os Yaminahua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Naveira, Miguel Alfredo Carid
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89735
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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spelling Yama Yama: os sons da memória: afetos e parentesco entre os YaminahuaAntropologia socialIndios da America do SulEtnologiaIndios -CulturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia SocialEmbora se funde na vida e na etnografia, esta tese toda gira direta ou indiretamente em torno da memória: memória dos nomes, que sublinha tanto o vínculo da pertença como da diferença, ou seja, a marca da história na substância; memória das aldeias, que é sempre memória de um trânsito, de uma divisão, dos parentes que moram em outro lugar, memória determinante de ser parte e não Todo; músicas da memória, que são um pouco de memória em estado puro, o que se pensa nas pessoas; vingança, que é permanência da memória e movimento contínuo do pensamento; memória doentia do vegetal (puxta vëte), que inflama o desejo e reduz o corpo; memória do esquecimento, memória que falta aos parentes celestiais. No âmago da memória, os cantos yama yama. Uma das expressões mais claras dos problemas que os Yaminahua (Alto Ucayali, Peru) têm tanto para viver juntos como para viver separados. Como dizem os Yaminahua, os yama yama se cantam para alguém, e são as relações todas com esses alguém que constroem a pessoa e os cantos. Afinal, é aí, à luz de um espaço biográfico desenhado à surdina das ausências, que melhor pode observar-se o espaço dilemático em que se desenvolvem as relações sociais yaminahua. Entre a tristeza que provoca o pensar continuado e a alegria da festa e da convivência, os Yaminahua se encontram na transversal da vida. A par do mapa social, pode notar-se um mapa complexo de afetos que tecem uma rede permanente de ires, vires e perdas.Florianópolis, SCCalavia, OscarUniversidade Federal de Santa CatarinaNaveira, Miguel Alfredo Carid2012-10-23T02:10:47Z2012-10-23T02:10:47Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis370 f.| il.application/pdf241193http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89735porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T06:36:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89735Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T06:36:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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