JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127483 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
id |
UFSC_0beeb7cfb7134fe31227f8eb8e019173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/127483 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREEDJogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.É possível construir saberes históricos por meio dos jogos eletrônicos com temática histórica? Partindo desta problemática, esta pesquisa procura caminhos para algumas possíveis respostas, interpretadas a partir de dados de uma pesquisa qualitativa, a respeito da opinião de um grupo de jogadores do 7° ano do Colégio Aplicação da UFSC, tendo como objetivo o de diagnosticar os saberes históricos construídos, por meio dos jogos eletrônicos de temática histórica. A pesquisa empírica foi desenvolvida em três fases: na primeira etapa foi feito um questionário, que identificou, dentre outros aspectos, a relação dos jogadores com jogos de temática histórica, identificando uma preferência pelo jogo Assassin’s Creed. Na segunda parte, foi realizada a entrevista com três jogadores escolhidos previamente utilizando da metodologia da História Oral e, por último, ocorreu a imersão e observação no jogo Assassin’s Creed, com um dos jogadores da entrevista. Como aporte teórico utilizou-se algumas categorias do campo da Educação Histórica, que estuda o pensamento histórico em diferentes âmbitos, além do meio escolar, sendo que para compreender o saber histórico dos jogadores utilizou-se conceitos como “Consciência Histórica” e “Explicação Histórica”, que buscam reconhecer a complexidade e as formas de argumentação histórica. Durante a pesquisa identificaram-se vários saberes históricos, que fazem dos jogos eletrônicos um campo de pesquisa tanto para historiadores como professores de história.Silva, Mônica Martins daUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Anderson Arnaldo da2014-12-18T17:07:38Z2014-12-18T17:07:38Z2014-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis99 páginas.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127483porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-18T17:07:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/127483Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-12-18T17:07:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
title |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
spellingShingle |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED Silva, Anderson Arnaldo da Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed. |
title_short |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
title_full |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
title_fullStr |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
title_full_unstemmed |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
title_sort |
JOGOS ELETRÔNICOS COM TEMÁTICAS HISTÓRICAS: REFLEXÕES SOBRE SABERES E APRENDIZAGENS POR MEIO DO ASSASSIN'S CREED |
author |
Silva, Anderson Arnaldo da |
author_facet |
Silva, Anderson Arnaldo da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Mônica Martins da Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Anderson Arnaldo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed. |
topic |
Jogos Eletrônicos, Saberes Históricos, Consciência Histórica, Assassin’s Creed. |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-18T17:07:38Z 2014-12-18T17:07:38Z 2014-12-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127483 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/127483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
99 páginas. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652217306054656 |