O trabalho de ensinar: os mitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, José Carlos de Almeida
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
id UFSC_0c4455b2025bd389de092f51bcaceeb1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80243
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaCunha, José Carlos de AlmeidaUlbricht, Vania Ribas2012-10-18T11:57:49Z2012-10-18T11:57:49Z20012001178554http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA questão em estudo nesta dissertação é o efeito da linguagem no processo de ensino-aprendizagem e quais seriam as orientações indicadas para aperfeiçoar o trabalho docente no contexto de hoje em dia. A linguagem é o primeiro fator sob análise. Seu papel no processo e os problemas e óbices que prejudicam a comunicação entre professor e aluno são aqui focalizados, principalmente o mau uso do vernáculo, o abuso de expressões idiomáticas estrangeiras e o impacto da mídia na cultura da sala de aula. Uma sucinta consideração das teorias de citação mais freqüente, como nas abordagens tradicional, comportamentalista, humanista ,cognitivista e sócio cultural introduz a questão central. Indaga, no contexto da apresentação, se o professor deve se ater a uma das direções ou se lhe é facilitado o trabalho quando diversifica suas táticas, combinando diversas orientações. Daí a proposição final de que a visão monolítica e unívoca do processo ensinar-aprender seja um mito. A variabilidade das condições mutantes ao longo do processo educacional exige que se incorporem as contribuições capazes de melhor adaptação às necessidades da díade aluno-professorviii, 96 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoLinguagemAprendizagemO trabalho de ensinar: os mitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL178554.pdfapplication/pdf182355https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/1/178554.pdf6775770d38041450e0a58d90ea2e739bMD51TEXT178554.pdf.txt178554.pdf.txtExtracted Texttext/plain158113https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/2/178554.pdf.txtddee846a292cfb4df9897daea07b3b3dMD52THUMBNAIL178554.pdf.jpg178554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/3/178554.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/802432013-04-30 22:39:39.553oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80243Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:39:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho de ensinar: os mitos
title O trabalho de ensinar: os mitos
spellingShingle O trabalho de ensinar: os mitos
Cunha, José Carlos de Almeida
Engenharia de produção
Linguagem
Aprendizagem
title_short O trabalho de ensinar: os mitos
title_full O trabalho de ensinar: os mitos
title_fullStr O trabalho de ensinar: os mitos
title_full_unstemmed O trabalho de ensinar: os mitos
title_sort O trabalho de ensinar: os mitos
author Cunha, José Carlos de Almeida
author_facet Cunha, José Carlos de Almeida
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, José Carlos de Almeida
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
contributor_str_mv Ulbricht, Vania Ribas
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia de produção
Linguagem
Aprendizagem
topic Engenharia de produção
Linguagem
Aprendizagem
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico
publishDate 2001
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-18T11:57:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18T11:57:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 178554
identifier_str_mv 178554
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 96 f.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/1/178554.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/2/178554.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/3/178554.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6775770d38041450e0a58d90ea2e739b
ddee846a292cfb4df9897daea07b3b3d
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805332212842496