O trabalho de ensinar: os mitos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
id |
UFSC_0c4455b2025bd389de092f51bcaceeb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80243 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaCunha, José Carlos de AlmeidaUlbricht, Vania Ribas2012-10-18T11:57:49Z2012-10-18T11:57:49Z20012001178554http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro TecnológicoA questão em estudo nesta dissertação é o efeito da linguagem no processo de ensino-aprendizagem e quais seriam as orientações indicadas para aperfeiçoar o trabalho docente no contexto de hoje em dia. A linguagem é o primeiro fator sob análise. Seu papel no processo e os problemas e óbices que prejudicam a comunicação entre professor e aluno são aqui focalizados, principalmente o mau uso do vernáculo, o abuso de expressões idiomáticas estrangeiras e o impacto da mídia na cultura da sala de aula. Uma sucinta consideração das teorias de citação mais freqüente, como nas abordagens tradicional, comportamentalista, humanista ,cognitivista e sócio cultural introduz a questão central. Indaga, no contexto da apresentação, se o professor deve se ater a uma das direções ou se lhe é facilitado o trabalho quando diversifica suas táticas, combinando diversas orientações. Daí a proposição final de que a visão monolítica e unívoca do processo ensinar-aprender seja um mito. A variabilidade das condições mutantes ao longo do processo educacional exige que se incorporem as contribuições capazes de melhor adaptação às necessidades da díade aluno-professorviii, 96 f.| il.porFlorianópolis, SCEngenharia de produçãoLinguagemAprendizagemO trabalho de ensinar: os mitosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL178554.pdfapplication/pdf182355https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/1/178554.pdf6775770d38041450e0a58d90ea2e739bMD51TEXT178554.pdf.txt178554.pdf.txtExtracted Texttext/plain158113https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/2/178554.pdf.txtddee846a292cfb4df9897daea07b3b3dMD52THUMBNAIL178554.pdf.jpg178554.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/3/178554.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/802432013-04-30 22:39:39.553oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80243Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T01:39:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O trabalho de ensinar: os mitos |
title |
O trabalho de ensinar: os mitos |
spellingShingle |
O trabalho de ensinar: os mitos Cunha, José Carlos de Almeida Engenharia de produção Linguagem Aprendizagem |
title_short |
O trabalho de ensinar: os mitos |
title_full |
O trabalho de ensinar: os mitos |
title_fullStr |
O trabalho de ensinar: os mitos |
title_full_unstemmed |
O trabalho de ensinar: os mitos |
title_sort |
O trabalho de ensinar: os mitos |
author |
Cunha, José Carlos de Almeida |
author_facet |
Cunha, José Carlos de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, José Carlos de Almeida |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
contributor_str_mv |
Ulbricht, Vania Ribas |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Engenharia de produção Linguagem Aprendizagem |
topic |
Engenharia de produção Linguagem Aprendizagem |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico |
publishDate |
2001 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-18T11:57:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-18T11:57:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
178554 |
identifier_str_mv |
178554 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/80243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
viii, 96 f.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/1/178554.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/2/178554.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/80243/3/178554.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6775770d38041450e0a58d90ea2e739b ddee846a292cfb4df9897daea07b3b3d 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805332212842496 |