INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: PACHECO, LUCI MARY DUSO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956
Resumo: Este trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada.
id UFSC_0c483abaf5726f744cc5e311f562a482
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243956
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADESEste trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:49:10Z2023-01-19T18:49:10Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZIPACHECO, LUCI MARY DUSOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-14T14:43:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243956Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-14T14:43:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
spellingShingle INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI
title_short INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_fullStr INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_full_unstemmed INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
title_sort INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
author SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI
author_facet SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI
PACHECO, LUCI MARY DUSO
author_role author
author2 PACHECO, LUCI MARY DUSO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI
PACHECO, LUCI MARY DUSO
description Este trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T18:49:10Z
2023-01-19T18:49:10Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174840823808