INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956 |
Resumo: | Este trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada. |
id |
UFSC_0c483abaf5726f744cc5e311f562a482 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243956 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADESEste trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada.INPEAU/UFSC2023-01-19T18:49:10Z2023-01-19T18:49:10Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZIPACHECO, LUCI MARY DUSOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-14T14:43:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243956Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-14T14:43:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
spellingShingle |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI |
title_short |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_fullStr |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_full_unstemmed |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
title_sort |
INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL: CONSTRANGIMENTOS NA CIÊNCIA, DESAFIOS E POSSIBILIDADES |
author |
SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI |
author_facet |
SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI PACHECO, LUCI MARY DUSO |
author_role |
author |
author2 |
PACHECO, LUCI MARY DUSO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHMITT, ADRIANA REGINA VETTORAZZI PACHECO, LUCI MARY DUSO |
description |
Este trabalho aborda os as especificidades do processo de internacionalização da educação brasileira iniciando pelo conhecimento das Leis e programas governamentais. Discorrendo, em seguida, sobre as principais mudanças da internacionalização e da pesquisa nas últimas décadas, buscando fazer correlações para a compreensão das mudanças causadas pela pandemia de coronavírus que alterou o panorama da internacionalização em nível mundial. Destaca-se os fluxos e influxos causados à internacionalização pelas intervenções do governo brasileiro bolsonarista mediante cortes de verbas direcionados à educação e à pesquisa, justamente no período em que foram urgentes a valorização e o incentivo à ciência. Tendo este contexto como pano de fundo, e tratando-se de uma pesquisa bibliográfica e documental com análise de dados pelo método ATD, o objetivo que orientou as pesquisadoras foi conhecer as conceituações, a realidade e os problemas que afetam a internacionalização da educação brasileira. A pesquisa mostrou que é indicado que as universidades aperfeiçoem seus setores internos de governança a fim de que a internacionalização possa acrescentar uma evolução na qualidade da educação ofertada. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-19T18:49:10Z 2023-01-19T18:49:10Z 2023-01-18 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652174840823808 |