O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791 |
Resumo: | A pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente. |
id |
UFSC_0c7966610e1af613001c399acb7a849a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97791 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISA pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente.INPEAU2012-12-10T19:41:59Z2012-12-10T19:41:59Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791Bonifácio, Roseli CostaCallegari, Osvaldo Maltaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:01:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:01:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
spellingShingle |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Bonifácio, Roseli Costa |
title_short |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_fullStr |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_full_unstemmed |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
title_sort |
O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
author |
Bonifácio, Roseli Costa |
author_facet |
Bonifácio, Roseli Costa Callegari, Osvaldo Malta |
author_role |
author |
author2 |
Callegari, Osvaldo Malta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonifácio, Roseli Costa Callegari, Osvaldo Malta |
description |
A pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-10T19:41:59Z 2012-12-10T19:41:59Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651959721263104 |