O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonifácio, Roseli Costa
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Callegari, Osvaldo Malta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791
Resumo: A pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente.
id UFSC_0c7966610e1af613001c399acb7a849a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97791
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEISA pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente.INPEAU2012-12-10T19:41:59Z2012-12-10T19:41:59Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791Bonifácio, Roseli CostaCallegari, Osvaldo Maltaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-06T15:01:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97791Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-06T15:01:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
spellingShingle O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Bonifácio, Roseli Costa
title_short O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_fullStr O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_full_unstemmed O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
title_sort O EXAME DE SUFICIÊNCIA CONTÁBIL E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
author Bonifácio, Roseli Costa
author_facet Bonifácio, Roseli Costa
Callegari, Osvaldo Malta
author_role author
author2 Callegari, Osvaldo Malta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonifácio, Roseli Costa
Callegari, Osvaldo Malta
description A pesquisa tem por objetivo descrever a percepção dos docentes do Curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior privada do Estado de Santa Catarina quanto ao Exame de Suficiência Contábil aplicado pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, como requisito para que os egressos do referido curso possam desempenhar suas funções. Quanto à abordagem metodológica esse estudo caracteriza-se como descritivo, utilizando a pesquisa bibliográfica, sendo que a abordagem do problema abrange principalmente o método qualitativo. Além da leitura realizada na bibliografia pesquisada, a técnica de coleta de dados para a pesquisa foi a aplicação de um questionário dirigido aos professores responsáveis pelos conteúdos de formação básica e de formação profissional do Curso de Ciências Contábeis, atingindo o total de vinte e dois docentes. O questionário na sua maioria foi de questões fechadas e duas questões abertas. O resultado da pesquisa demonstrou que com a percepção e colaboração dos professores, o Curso de Ciências Contábeis pode oferecer novas metodologias e práticas de ensino aos futuros profissionais, destacando-se entre elas a elaboração das provas com o mesmo grau de dificuldade exigido pelo CFC, inclusão de questões de Exames anteriores em suas atividades e realização de simulados periodicamente.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-10T19:41:59Z
2012-12-10T19:41:59Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97791
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651959721263104