Modelo para o desenvolvimento de competências em letramento digital no âmbito do ensino superior em design
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238300 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022. |
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Modelo para o desenvolvimento de competências em letramento digital no âmbito do ensino superior em designDesignLetramento digitalCompetências essenciaisEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2022.A presença das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em diversos setores da sociedade é uma realidade tanto na vida pessoal como no mundo de trabalho. Em específico, o mercado de trabalho demanda que profissionais qualificados em seus domínios de atuação sejam capazes no uso técnico e criativo que a tecnologia proporciona. Frente a este cenário de constante transformação tecnológica, é inevitável a necessidade de domínio por competências que viabilizem o uso proficiente das tecnologias pelos profissionais da área do Design. Esta pesquisa traz uma contribuição para o desenvolvimento de competências em letramento digital para a área do Design uma vez que ela é marcada por processos e desenvolvimento de projetos que usam direta ou indiretamente as tecnologias. Relatórios internacionais como o NMC Horizon Report e The European Parliament and the Council of the European Union indicam tendências e desafios no cenário educacional e visam promover a apropriação, o uso crítico e consciente das tecnologias. Com base nessa perspectiva, ao considerar esse contexto marcado pela tecnologia, esta pesquisa busca refletir as demandas que se desdobram no ensino superior em Design. Quanto à abordagem metodológica a pesquisa adotou métodos mistos por envolver fases quantitativas e qualitativas. Inicialmente realizou-se a revisão da literatura acerca de modelos de letramento digital buscando selecionar bases para o modelo a ser proposto. Em seguida, aplicou-se um questionário para verificar competências e habilidades de um grupo de estudantes de Design quanto ao domínio no uso de tecnologias. Para a análise dos modelos em letramento digital, utilizou-se o método de Bardin para realizar a codificação e categorização dos elementos de letramento tendo como ferramenta de apoio o Atlas.TI. Uma vez definidas as unidades de registro e categorias avaliou-se o pré-modelo por meio de um questionário online e enviado para professores da área de Design de duas instituições. Para esta avaliação, utilizou-se do método Delphi em duas rodadas. Como resultado destas três etapas tem-se: informações do perfil prognóstico dos estudantes de Design quanto ao domínio que possuem no uso de tecnologia; estabelecimento das categorias de competências, competências e habilidades do pré-modelo e um pré-modelo refinado pelos professores de Design resultando em habilidades organizadas como essenciais e complementares para o modelo final. A análise das contribuições desse processo de avaliação somados aos resultados do questionário prognóstico dos estudantes de Design culminam na entrega do modelo final. Feitas as considerações finais da pesquisa, evidencia-se a entrega de um modelo conceitual para o desenvolvimento de competências para letramento digital no ensino superior em Design que poderá ser consultado por diversos perfis de interessados, como coordenações pedagógicas, professores e cursos visando delineamento de competências específicos conforme necessidade de contextos locais para o ensino do Design. Considera-se para trabalhos futuros, uma reavaliação de habilidades complementares que foram demarcadas no modelo bem como o desenvolvimento de níveis de proficiência para as habilidades essenciais.Abstract: The presence of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) in various sectors of society is a reality both in personal life and in the world of work. Specifically, the job market demands that qualified professionals in their fields of expertise are capable of the technical and creative use that technology provides. Faced with this scenario of constant technological transformation, the need to master skills that enable the proficient use of technologies by professionals in the field of Design is inevitable. This research contributes to the development of skills in digital literacy for the area of Design since it is marked by processes and project development that directly or indirectly use technologies. International reports such as the NMC Horizon Report and The European Parliament and the Council of the European Union indicate trends and challenges in the educational scenario and aim to promote the appropriation, critical and conscious use of technologies. Based on this perspective, when considering this context marked by technology, this research seeks to reflect the demands that unfold in higher education in Design. As for the methodological approach, the research adopted mixed methods as it involves quantitative and qualitative phases. Initially, a review of the literature on digital literacy models was carried out, seeking to select bases for the model to be proposed. Then, a questionnaire was applied to verify competences and abilities of a group of Design students regarding the domain in the use of technologies. For the analysis of digital literacy models, the Bardin method was used to perform the coding and categorization of literacy elements using Atlas.TI as a support tool. Once the registration units and categories were defined, the pre-model was evaluated through an online questionnaire and sent to professors in the area of Design at two institutions. For this evaluation, the Delphi method was used in two rounds. As a result of these three stages, we have: information on the prognostic profile of Design students regarding their mastery in the use of technology; establishment of the categories of competences, competences and abilities of the pre-model and a pre-model refined by the Design teachers, resulting in skills organized as essential and complementary to the final model. The analysis of the contributions of this evaluation process added to the results of the prognostic questionnaire of the Design students culminate in the delivery of the final model. Having made the final considerations of the research, it is evident the delivery of a conceptual model for the development of competences for digital literacy in higher education in Design that can be consulted by different profiles of interested parties, such as pedagogical coordinations, teachers and courses aimed at delineating competences specific according to the need of local contexts for teaching Design. It is considered for future work, a reassessment of complementary skills that were demarcated in the model as well as the development of proficiency levels for essential skills.Gonçalves, Berenice SantosUniversidade Federal de Santa CatarinaMatuzawa, Flavia Lumi2022-08-16T23:19:00Z2022-08-16T23:19:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis270 p.| il., gráfs.application/pdf377951https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238300porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-16T23:19:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238300Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-16T23:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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