Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Miriam Nathalie Fortuna
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219574
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.
id UFSC_0cba7fb1ed0c60eb44d7b7df9fca1916
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219574
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de casoDesignInterface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)Aplicativos móveisTecnologia educacionalEnsino auxiliado por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.A sociedade contemporânea é marcada pelo avanço tecnológico e, consequentemente, pela necessidade de os indivíduos dominarem diferentes habilidades, tais como: compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. Baseando-se nessa realidade, estudiosos do campo educacional de todo o mundo vêm, ao longo dos últimos anos, buscando diferentes abordagens e metodologias que possam contribuir para a aproximação entre a tecnologia e cultura digital no contexto do ensino básico. É possível encontrar iniciativas que seguem essas tendências educacionais e ensinam os estudantes a utilizarem recursos tecnológicos e a desenvolverem, publicarem e apresentarem seus produtos (CODE, 2018), (MENINAS DIGITAIS, 2012), como, por exemplo, aplicativos móveis para smartphones. No entanto, essas iniciativas geralmente focam essencialmente no ensino de programação e deixam de ensinar conteúdos relevantes para o desenvolvimento de produto tecnológico, como conteúdos inerentes a linguagem visual e ao design visual de interface. Sob esse viés, esta pesquisa visou, a partir de um Estudo de Caso inserido no contexto da Iniciativa Computação na Escola INE-UFSC, o desenvolvimento de um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios de design visual para interfaces de apps voltada a estudantes do ensino fundamental. A unidade de ensino sobre design visual de interface foi aplicada a partir de um curso de programação para o ensino fundamental (anos finais). Foi, ainda, avaliada por meio de avaliação diagnóstica e somativa. A partir dos resultados o modelo da unidade de ensino foi reformulado para dar maior ênfase aos processos que alicerçam a unidade, além de rever a forma de organizar os níveis de ensino e a carga horária ao contexto e aos objetivos de aprendizagem. Espera-se que os resultados do presente estudo contribuam para a popularização do conhecimento de princípios de design de interfaces no ensino fundamental e também possam despertar o interesse para esta área. Deseja-se, também, que as técnicas, habilidades e competências apresentadas possam ser aplicadas em outros contextos no futuro desses jovens. O presente estudo foi viabilizado a partir de parceria firmada entre a Iniciativa Computação na Escola, do Departamento de Informática e Estatística ? INE/UFSC e o Hiperlab ? Laboratório de Hipermídia do Departamento de Expressão Gráfica ? CCE/UFSC, chancelada pelo Pós Design UFSC.Abstract : Contemporary society is marked by technological advancement and, consequently, by the need for individuals to master different skills, such as: understanding, using and creating digital information and communication technologies in a critical, meaningful, reflective and ethical way in different social practices. Based on this reality, scholars in the educational field from all over the world have, over the past few years, sought different approaches and methodologies that can contribute to bringing technology and digital culture closer to the context of basic education. It is possible to find initiatives that follow these educational trends and teach students how to use technological resources and to develop, publish and present their products (CODE, 2018), (MENINAS DIGITAIS, 2012), such as, for example, mobile applications for smartphones. However, these initiatives generally focus essentially on teaching programming and fail to teach content relevant to the development of technological product, such as content inherent in visual design, how to choose and compose the elements of the interface so that the visual language is adequate and pleasant for the user to interact. Under this bias, this study aimed, from a Case Study inserted in the context of the Computing Initiative at the INE-UFSC School, to develop a model for a teaching unit on visual design principles for app interfaces aimed at students from elementary School. The teaching unit on visual interface design was applied from a programming course for elementary school (final years). It was also assessed through diagnostic and summative assessment. Based on the results, the model of the teaching unit was reformulated to emphasize the processes that underpin the unit, in addition to reviewing the way of organizing the workload in the context and the learning objectives. It is hoped that the results of the present study will make it possible to popularize the knowledge of interface design principles in elementary education and may also arouse interest in this area. It is also hoped that the techniques, skills and competences presented can be applied in other contexts in the future of these young people. The present study was made possible through a partnership between the Computing at School Initiative, of the Department of Informatics and Statistics - INE / UFSC, and Hiperlab - Hypermedia Laboratory of the Department of Graphic Expression - CCE / UFSC.Gonçalves, Berenice SantosWangenheim, Christiane Anneliese Gresse vonUniversidade Federal de Santa CatarinaFerreira, Miriam Nathalie Fortuna2021-01-14T18:12:33Z2021-01-14T18:12:33Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis106 p.| il.application/pdf370805https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219574porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:12:33Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219574Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:12:33Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
title Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
spellingShingle Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
Ferreira, Miriam Nathalie Fortuna
Design
Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
title_short Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
title_full Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
title_fullStr Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
title_full_unstemmed Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
title_sort Um modelo para uma unidade de ensino sobre princípios do design visual de interfaces de app: um estudo de caso
author Ferreira, Miriam Nathalie Fortuna
author_facet Ferreira, Miriam Nathalie Fortuna
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Berenice Santos
Wangenheim, Christiane Anneliese Gresse von
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Miriam Nathalie Fortuna
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
topic Design
Interface gráfica com o usuário (Sistemas de computação)
Aplicativos móveis
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:12:33Z
2021-01-14T18:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370805
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219574
identifier_str_mv 370805
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219574
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 106 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651947726602240