Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Roberto Neto, José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232452
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
id UFSC_0ce466eeb221b95d34ed813d0bdf65a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/232452
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administraçãoAnálise FílmicaAnálise BibliográficaAdministraçãoDivertida MenteTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.O emprego de filmes para a educação não é algo novo, a "análise fílmica" é um assunto bastante debatido e utilizado no ensino por diversos cursos, como recurso complementar no processo de ensino/aprendizagem. Este artigo tem como objetivo analisar o filme “Divertida Mente” em forma de metáforas, para que possa ser utilizado pelas diversas áreas no ensino de Administração. A metodologia utilizada foi a do autor Vergara (2012), com o uso de “analogias e metáforas”. Em relação à análise fílmica, o método utilizado foi baseado nos autores Vanoye e Goliot-Lété (2002), Aumont e Marie (1990) e Rodríguez (2014), após a análise e estudo da relevância do que é importante no filme perante ao que foi proposto, foi aplicado o método de découpage, que implica em decompor os elementos que constituem a obra. Deste modo, foi possível fazer uma comparação válida entre o filme e suas metáforas com a administração, se provando um método de ensino extremamente viável e útil dentro da sala de aula.The study of films for education is not something new, "film analysis" is a subject much debated and used in teaching by several courses, as a complementary resource in the teaching/learning process. This article aims to analyze the film "Inside Out" in the form of metaphors so that it can be used by different areas of Administration teaching. The methodology used was by the author Vergara (2012), with the use of “analogies and metaphors”. Regarding the physical analysis, the method used was based on the authors and Goliot-Lété (2002), Aumont, Marie (1990), and Rodríguez (2014), after the analysis and study of the team of what is important in the film compared to what is important were proposed, the decoupage method was applied, which implies decomposing the construction elements to the work. In this way, it was possible to make a valid comparison between the film and its metaphors with the administration, proving to be an extremely viable and useful teaching method in the classroom.Florianópolis, SCBuss, Ricardo NiehuesUniversidade Federal de Santa Catarina.Roberto Neto, José2022-03-21T14:51:38Z2022-03-21T14:51:38Z2022-03-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article28 fapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232452info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-03-21T14:51:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232452Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-21T14:51:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
title Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
spellingShingle Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
Roberto Neto, José
Análise Fílmica
Análise Bibliográfica
Administração
Divertida Mente
title_short Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
title_full Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
title_fullStr Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
title_full_unstemmed Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
title_sort Utilização do filme “Divertida Mente” como recurso para o ensino de administração
author Roberto Neto, José
author_facet Roberto Neto, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buss, Ricardo Niehues
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Roberto Neto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Análise Fílmica
Análise Bibliográfica
Administração
Divertida Mente
topic Análise Fílmica
Análise Bibliográfica
Administração
Divertida Mente
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-21T14:51:38Z
2022-03-21T14:51:38Z
2022-03-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232452
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28 f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652079438233600