Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rosângela Terezinha Emerim
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158888
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
id UFSC_0cf06e734b85c84196510c01127d5536
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158888
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMoreira, Rosângela Terezinha EmerimJacobsen, Alessandra de Linhares2016-02-09T03:15:45Z2016-02-09T03:15:45Z2015337278https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158888Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015O objetivo proposto nesta pesquisa é analisar o papel do Departamento de Ciências da Administração (CAD) na adaptação do aluno calouro do Curso de Graduação em Administração, na modalidade presencial, da UFSC. Para atingir tal objetivo, desenvolve-se uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo e quantitativo, caracterizada, quanto aos fins, como descritiva e, quanto aos meios como um estudo de caso, uma pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi feita junto a 3 servidores que atuam diretamente na gestão das atividades desenvolvidas pelo CAD e por seu Curso de Graduação, por meio de entrevista semi-estruturada com a aplicação de um roteiro de entrevista, bem como, usando-se um questionário junto a 85 estudantes calouros do citado Curso (do segundo semestre de 2014 até o primeiro de 2015) - total relativo a cerca de 81% da população. Quanto aos dados primários, ainda, adota-se a observação participante, sendo que os dados secundários são de fontes bibliográficas e documentais, estas últimas referentes, sobretudo, a documentos institucionais. As categorias de análise delineadas permitiram o alcance dos objetivos específicos. Assim, como resultados, verificou-se que tanto a Chefia do CAD como a Coordenação do Curso, e suas Secretarias, empenham-se em subsidiar os ingressantes com informações sobre a vida universitária. Mas, há restrições de recursos. Sobre a adaptação dos alunos, verificou-se que muitos desafios são externos ao CAD e que os alunos tem dificuldades relativas a ter apoio da família, a restrição de recursos, à necessidade de conciliar trabalho com estudo e as limitações de locomoção. No contexto social, há certa insatisfação do ingressante quanto à interação com colegas e servidores do CAD. E, na dimensão contextual, os ingressantes encontram entraves para atender as exigências administrativas do CAD/UFSC. Conclui-se que o CAD precisa adotar uma postura ativa no processo, instrumentalizando seus colaboradores e alunos com informações e recursos necessários para o enfrentamento do fenômeno da adaptação, instalando uma cultura voltada a este questão no ambiente de trabalho.<br>Abstract : The goal in this research is to analyze the role of the Department of Management Sciences (CAD) in the adaptation of its student in the academic life. To achieve this purpose, it was used the applied research, the qualitative, quantitative and the descriptive one. It is a case study and a literature and documentary research too. Data collection was done with a semi-structured interview with 3 servers that act directly in the management of activities undertaken by CAD and, using a questionnaire, with 85 undergraduate students (or at 81% of the population), during the second half of 2014 and in the beginning of 2015. The primary data were also collect by participant observation, and from bibliographic and documentary sources (as federal and institutional documents). The outlined categories of analysis enabled the achievement of specific objectives. Thus, as a result, it was found that, as for CAD´s secretarial manager and for the Course coordination, it is done a effort to support newcomers with information about university life. But there are resource constraints to do it. About the adaptation, it was found that many challenges are external to CAD and students have difficulties in having family support, the resource constraint, the need to combine work with study and limitations of movement. In the social context, the students have some heartbreak about interacting with peers and CAD´s workers. And in the contextual dimension, it was identified barriers in answering the administrative requirements of CAD/UFSC. It is possible to conclude that CAD must adopt an active attitude in the process, providing tools for its employees and students with information and resources to face the adaptation phenomenon, installing a culture focused on this issue in the workplace.146 p.| il., grafs., tabs.porAdministraçãoUniversidades e faculdadesAdministraçãoAlunosCondições sociaisUniversidades e faculdades -IngressoIntegração universitáriaDepartamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarinainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL337278.pdfapplication/pdf1369696https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158888/1/337278.pdf675cceede6d48201fcf1beefe8342126MD51123456789/1588882016-02-09 01:15:45.687oai:repositorio.ufsc.br:123456789/158888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-02-09T03:15:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
spellingShingle Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
Moreira, Rosângela Terezinha Emerim
Administração
Universidades e faculdades
Administração
Alunos
Condições sociais
Universidades e faculdades -
Ingresso
Integração universitária
title_short Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_fullStr Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_full_unstemmed Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
title_sort Departamento de Ciências da Administração e sua contribuição à adaptação do aluno calouro do curso de graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina
author Moreira, Rosângela Terezinha Emerim
author_facet Moreira, Rosângela Terezinha Emerim
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rosângela Terezinha Emerim
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jacobsen, Alessandra de Linhares
contributor_str_mv Jacobsen, Alessandra de Linhares
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Administração
Universidades e faculdades
Administração
Alunos
Condições sociais
Universidades e faculdades -
Ingresso
Integração universitária
topic Administração
Universidades e faculdades
Administração
Alunos
Condições sociais
Universidades e faculdades -
Ingresso
Integração universitária
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2015
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-02-09T03:15:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-02-09T03:15:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158888
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 337278
identifier_str_mv 337278
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/158888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 146 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/158888/1/337278.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 675cceede6d48201fcf1beefe8342126
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805144540807168