O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Andressa Aparecida Medeiros de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196335
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_0cfd3c22a789bd2052433d54596560aa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/196335
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?Alfabetização MatemáticaLivros didáticosGêneroTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo analisar as representações de gênero presentes em situações-problema dos livros de alfabetização matemática mais utilizados pela rede pública municipal de Florianópolis no triênio 20132015. O estudo é parte de um projeto de pesquisa maior que analisa gênero nos livros mais solicitados entre professores/as da rede municipal para anos iniciais da educação básica. O foco das análises do TCC levou em consideração os achados iniciais da investigação, onde constatou-se diferenças importantes nos modos como gênero é representado nos livros de alfabetização e letramento da língua portuguesa e de alfabetização matemática. Como as situações-problema são predominantes nos livros de alfabetização matemática, optou-se por tomá-las como materialidade analítica, levando em conta os enunciados, textos e imagens que os constituem. Buscou-se realizar uma análise cultural destes materiais, com base na compreensão de gênero como um processo construído histórica e culturalmente. O estudo dialogou de forma mais intensa com Louro (2001 e 2013) e Souza; Fonseca (2010). O processo de análise possibilitou a identificação de três representações de gênero mais recorrentes, a saber 1) Gênero, Conhecimento e Complexidade dos Exercícios; 2) Brincadeiras de Meninas X Brincadeiras de Meninos; 3) ‘Velhas’ representações. As análises mostraram que embora tenha-se evoluções nas representações dos gêneros masculino e feminino, ainda são fortes as demarcações de gênero presentes nas situações-problema dos livros, baseadas no sexo e em estereótipos. Um dos estereótipos reforçados é a ausência de afinidade e de capacidade das mulheres de ter sucesso em disciplinas das ciências exatas, além de outros que tem sido amplamente tematizados, tais como a segregação do universo das brincadeiras infantis a partir do gênero e as funções sociais de mulheres vinculadas ao cuidado, à dedicação ao lar e à docência com crianças. Foi perceptível que as ‘velhas’ posições de gênero seguem presentes nos livros didáticos, em que os homens são apresentados por sua virilidade, força, atividades de prestígio social, de disputas e de poder e as mulheres nas atividades domésticas, de cuidado e de docência.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaAlmeida, Andressa Aparecida Medeiros de2019-05-29T18:26:56Z2019-05-29T18:26:56Z2017-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis67 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196335porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T18:26:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/196335Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-29T18:26:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
title O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
spellingShingle O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
Almeida, Andressa Aparecida Medeiros de
Alfabetização Matemática
Livros didáticos
Gênero
title_short O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
title_full O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
title_fullStr O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
title_full_unstemmed O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
title_sort O que situações-problema em livros didáticos de alfabetização matemática podem ensinar sobre relações de gênero?
author Almeida, Andressa Aparecida Medeiros de
author_facet Almeida, Andressa Aparecida Medeiros de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Angélica Silvana
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Andressa Aparecida Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Matemática
Livros didáticos
Gênero
topic Alfabetização Matemática
Livros didáticos
Gênero
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2019-05-29T18:26:56Z
2019-05-29T18:26:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196335
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/196335
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 67 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652047162015744