Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme da Silva, Maria Célia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Trindade, Deoclecia de Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770
Resumo: Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703
id UFSC_0cfd471e2d4bb13ed048cd2d12e9bb69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190770
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950GrandezasNúmeros e fraçõesSaberes aritméticosEscola primáriaDisponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as relações das grandezas com os saberes aritméticos, especificamente os números e as frações. Para isso, foram considerados como fontes os programas do ensino primário de São Paulo de 1890 a 1950. Os conceitos de grandeza discreta e contínua (Chambris, 2007); de número concreto e abstrato (Noirfalise, 2007) foram tomados como lente de análise, assim como os movimentos pedagógicos em circulação no período. Pode-se inferir que, àquela época, na escola primária, a ideia de número e operações foi abstraída das grandezas discretas. E o ensino das frações ordinárias e decimais foi proposto via números abstratos, com exceção dos programas de 1925 e 1949/50, nos quais se percebeu que as grandezas discretas e/ou as contínuas passaram a integrar o seu ensino. Ressalta-se que a abordagem do ensino de números e frações relacionadas às grandezas pode ser lida como resultado das ideias advindas do Método intuitivo e da Escola Nova.Zetetiké2018-10-25T15:09:06Z2018-10-25T15:09:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770Leme da Silva, Maria CéliaTrindade, Deoclecia de Andradeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-05T13:05:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190770Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-05T13:05:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
title Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
spellingShingle Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
Leme da Silva, Maria Célia
Grandezas
Números e frações
Saberes aritméticos
Escola primária
title_short Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
title_full Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
title_fullStr Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
title_full_unstemmed Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
title_sort Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
author Leme da Silva, Maria Célia
author_facet Leme da Silva, Maria Célia
Trindade, Deoclecia de Andrade
author_role author
author2 Trindade, Deoclecia de Andrade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme da Silva, Maria Célia
Trindade, Deoclecia de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Grandezas
Números e frações
Saberes aritméticos
Escola primária
topic Grandezas
Números e frações
Saberes aritméticos
Escola primária
description Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-25T15:09:06Z
2018-10-25T15:09:06Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770
identifier_str_mv TRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
publisher.none.fl_str_mv Zetetiké
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652089093521408