Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770 |
Resumo: | Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703 |
id |
UFSC_0cfd471e2d4bb13ed048cd2d12e9bb69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190770 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950GrandezasNúmeros e fraçõesSaberes aritméticosEscola primáriaDisponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as relações das grandezas com os saberes aritméticos, especificamente os números e as frações. Para isso, foram considerados como fontes os programas do ensino primário de São Paulo de 1890 a 1950. Os conceitos de grandeza discreta e contínua (Chambris, 2007); de número concreto e abstrato (Noirfalise, 2007) foram tomados como lente de análise, assim como os movimentos pedagógicos em circulação no período. Pode-se inferir que, àquela época, na escola primária, a ideia de número e operações foi abstraída das grandezas discretas. E o ensino das frações ordinárias e decimais foi proposto via números abstratos, com exceção dos programas de 1925 e 1949/50, nos quais se percebeu que as grandezas discretas e/ou as contínuas passaram a integrar o seu ensino. Ressalta-se que a abordagem do ensino de números e frações relacionadas às grandezas pode ser lida como resultado das ideias advindas do Método intuitivo e da Escola Nova.Zetetiké2018-10-25T15:09:06Z2018-10-25T15:09:06Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770Leme da Silva, Maria CéliaTrindade, Deoclecia de Andradeporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-05T13:05:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190770Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-05T13:05:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
title |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
spellingShingle |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 Leme da Silva, Maria Célia Grandezas Números e frações Saberes aritméticos Escola primária |
title_short |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
title_full |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
title_fullStr |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
title_full_unstemmed |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
title_sort |
Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950 |
author |
Leme da Silva, Maria Célia |
author_facet |
Leme da Silva, Maria Célia Trindade, Deoclecia de Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Trindade, Deoclecia de Andrade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leme da Silva, Maria Célia Trindade, Deoclecia de Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Grandezas Números e frações Saberes aritméticos Escola primária |
topic |
Grandezas Números e frações Saberes aritméticos Escola primária |
description |
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8650703 |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-25T15:09:06Z 2018-10-25T15:09:06Z 2018 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770 |
identifier_str_mv |
TRINDADE, D. A. ; LEME DA SILVA, M. C. . Grandezas: relações lidas no ensino de saberes aritméticos, 1890-1950. ZETETIKÉ (ON LINE), v. 26, p. 1-16, 2018. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190770 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
publisher.none.fl_str_mv |
Zetetiké |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652089093521408 |