Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Luana Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234648
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
id UFSC_0d1251339db87bc52eac47f2f936bd75
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/234648
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-PeruLinguísticaPolítica linguísticaProfessoresPlurilinguismoDesenvolvimento sustentávelTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.\"Práticas e Políticas Linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo e formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru\" tem como objetivo analisar quais as Políticas Linguísticas desenvolvidas e possíveis ações que podem contribuir para o desenvolvimento sustentável no que concerne à proteção da diversidade cultural e do multi/plurilinguismo e para a formação intercultural de professores nesse contexto. Para isso, verificam-se as políticas linguísticas em curso nas comunidades da faixa de fronteira do Arco Norte que compreende a Microrregião do Alto Solimões, especificamente nas Tríplice Fronteira Brasil-Peru-Colômbia. Esta pesquisa se justifica pela necessidade e importância de desenvolver estudos focados nas fronteiras da Região Norte do Brasil, visto que são escassos os trabalhos dentro da área das Políticas Linguísticas nesse espaço, em especial na Tríplice Fronteira, um espaço de grande riqueza linguística e cultural em constante contato e integração. Além disso, este trabalho busca compreender e promover o plurilinguismo como um recurso importante e indissociável do processo de desenvolvimento sustentável nas regiões de fronteira desde a ótica da Política Linguística e da interculturalidade (BERGER, 2015; CALVET, 1996; HAMEL, 1993; MENDES, 2019; OLIVEIRA, 2004; 2008; 2016; OLIVEIRA; ALTENHOFEN, 2011; SPOLSKY, 2004; STURZA, 2006; WALSH, 2009, 2013; 2019) e outras áreas do conhecimento de grande relevância para compreender temas tão complexos como a formação das fronteiras, território e territorialidade e os processos sócio-históricos que influenciaram sobre os territórios linguísticos amazônicos (FREIRE, 2003; 2004; HASBAERT, 2004; 2016; MACHADO, 2005 RAFFESTIN, 1993; STEIMAN, 2002).Abstract: \"Linguistic Practices and Policies in Alto Solimões: plurilingualism, teacher training in the triple border Brazil-Colombia-Peru\" aims to analyze which Language Policies have been developed and possible actions that can contribute to sustainable development with regard to the protection of cultural diversity and multi/plurilingualism and for the intercultural training of teachers in this context. For this, the linguistic policies in course in the communities of the border strip of Arco Norte that comprise the Microregion of Alto Solimões, specifically in the Triple Border Brazil-Peru-Colombia, are verified. This research is justified by the need for and importance of developing studies focused on the borders of the Northern Region of Brazil, since there are few works in the area of Language Policies in this space, especially in the Triple Border, a space of great linguistic and cultural wealth in constant contact and integration. In addition, this work seeks to understand and promote plurilingualism as an important and inseparable resource of the sustainable development process in border regions from the perspective of Language Policy and interculturality (BERGER, 2015; CALVET, 1996; HAMEL, 1993; MENDES, 2019; OLIVEIRA, 2004; 2008; 2016; OLIVEIRA; ALTENHOFEN, 2011; SPOLSKY, 2004; STURZA, 2006; WALSH, 2009, 2013; 2019) and other areas of knowledge of great relevance to understand topics as complex as the formation of borders , territory and territoriality and the socio-historical processes that influenced the Amazonian linguistic territories (FREIRE, 2003; 2004; HASBAERT, 2004; 2016; MACHADO, 2005 RAFFESTIN, 1993; STEIMAN, 2002).Oliveira, Gilvan Müller deMorello, RosângelaUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrigues, Luana Ferreira2022-05-19T14:44:47Z2022-05-19T14:44:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis265 p.| il.application/pdf374425https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234648porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-19T14:44:48Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/234648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-05-19T14:44:48Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
title Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
spellingShingle Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
Rodrigues, Luana Ferreira
Linguística
Política linguística
Professores
Plurilinguismo
Desenvolvimento sustentável
title_short Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
title_full Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
title_fullStr Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
title_full_unstemmed Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
title_sort Práticas e políticas linguísticas no Alto Solimões: plurilinguismo, formação de professores na tríplice fronteira Brasil-Colômbia-Peru
author Rodrigues, Luana Ferreira
author_facet Rodrigues, Luana Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Gilvan Müller de
Morello, Rosângela
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Luana Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Política linguística
Professores
Plurilinguismo
Desenvolvimento sustentável
topic Linguística
Política linguística
Professores
Plurilinguismo
Desenvolvimento sustentável
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-19T14:44:47Z
2022-05-19T14:44:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 374425
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234648
identifier_str_mv 374425
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 265 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652275873218560