O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Priscilla Martins
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88182
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
id UFSC_0d22eead49265483ef295f18684d4d01
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88182
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João BatistaAdministraçãoMarketing de exportacaoCalçadosExportaçãoSão João Batista (SC)CalçadosPreçosConsorcios de exportacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.O Brasil e o estado de Santa Catarina vêm dando atenção aos negócios internacionais, particularmente às exportações de produtos brasileiros. Assim, o problema central de pesquisa é: Qual a relação entre o Preço e os demais componentes do Marketing Mix de Produto Brasileiro de exportação nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista? Na busca de resposta a este problema, fixou-se o seguinte objetivo geral: analisar o componente preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação nas empresas do consórcio de exportação de calçados de São João Batista - Estado de Santa Catarina, Brasil. Na perseguição deste objetivo, foram fixados objetivos específicos e formuladas hipóteses, básicas e secundárias. Trata-se de um estudo teórico e empírico, exploratório, com pesquisa qualitativa e quantitativa, descritiva e explicativa, realizado por intermédio de um estudo de caso do tipo casos múltiplos; ainda, quanto à dimensão temporal, é um estudo cross-sectional. Dentre as principais descobertas, ressalta-se que as estratégias de preço imagem e psicológica (preço referência, preço ocasional e preço prestígio) são as que possuem, em conjunto, um peso maior no grau de utilização mais elevado ('Adota Muito'), tanto no mercado doméstico como no mercado estrangeiro. Considerando os resultados dos testes de hipóteses, por meio da aplicação do teste não-paramétrico de Wilcoxon, pode-se salientar que: a hipótese básica HBB - o componente qualidade exerce influência mais significativa no preço do que os demais elementos do produto - é rejeitada para os elementos variedade, design, características, marca, embalagem, garantia e devolução, e aceita para os elementos tamanho e serviço; e a hipótese básica HBD- o fator cobertura exerce influência mais significativa no preço do que os demais fatores da praça - é rejeitada para as hipóteses secundárias que se referem aos fatores canais, variedade e pontos de venda, enquanto que a hipótese é aceita para os fatores estoque e transporte. Durante as investigações surgiram pontos que merecem esforço de investigação adicional e que são oferecidos como sugestões para futuras pesquisasFlorianópolis, SCMaya, Paulo Cesar da CunhaUniversidade Federal de Santa CatarinaRamos, Priscilla Martins2012-10-22T06:20:59Z2012-10-22T06:20:59Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| grafs., tabs.application/pdf211453http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88182porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T22:16:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/88182Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T22:16:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
title O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
spellingShingle O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
Ramos, Priscilla Martins
Administração
Marketing de exportacao
Calçados
Exportação
São João Batista (SC)
Calçados
Preços
Consorcios de exportacao
title_short O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
title_full O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
title_fullStr O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
title_full_unstemmed O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
title_sort O preço no marketing mix de produto brasileiro de exportação: um estudo nas empresas do Consórcio de Exportação de Calçados de São João Batista
author Ramos, Priscilla Martins
author_facet Ramos, Priscilla Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maya, Paulo Cesar da Cunha
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Priscilla Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing de exportacao
Calçados
Exportação
São João Batista (SC)
Calçados
Preços
Consorcios de exportacao
topic Administração
Marketing de exportacao
Calçados
Exportação
São João Batista (SC)
Calçados
Preços
Consorcios de exportacao
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-22T06:20:59Z
2012-10-22T06:20:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 211453
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88182
identifier_str_mv 211453
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| grafs., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651912496545792