Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232417 |
Resumo: | A presente dissertação de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória define-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos das produções contidas na BDTD no período entre 2010 e 2020. A questão norteadora versa sobre “Quais as temáticas emergentes a partir dos possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções da BDTD naquele período?”. Para a construção de dados, realizou-se um levantamento de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período compreendido entre 2010 e 2020, utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. O texto discorre sobre Educação Matemática e Educação de Surdos. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias: a) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos, b) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos, c) quanto à formação de professores, d) quanto ao ensino da matemática intermediado pelo intérprete de Libras (com foco no TILS) e, por último, e) trabalhos que se relacionavam à educação inclusiva. Porém, como estamos na linha das tecnologias desse programa, optamos por análises mais detalhadas e exploratórias, de duas categorias nesse sentido, a saber: Estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e Construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como linguagens e busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade. Também constatou-se que os profissionais da educação destas áreas, estão em sua maioria procurando encontrar práxis pedagógica, qualificando positivamente a educação nesse sentido |
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Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e DissertaçõesEducação MatemáticaEducação de SurdosMaterial manipulávelBDTDA presente dissertação de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória define-se como pesquisa bibliográfica e tem como objetivo principal descrever e analisar duas das temáticas emergentes identificadas a partir dos entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos das produções contidas na BDTD no período entre 2010 e 2020. A questão norteadora versa sobre “Quais as temáticas emergentes a partir dos possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação de Surdos nas produções da BDTD naquele período?”. Para a construção de dados, realizou-se um levantamento de produções presentes na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) no período compreendido entre 2010 e 2020, utilizando os termos “matemática” e “surdo” somente no título. O texto discorre sobre Educação Matemática e Educação de Surdos. Dos estudos identificados emergiram cinco categorias: a) estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos, b) construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos, c) quanto à formação de professores, d) quanto ao ensino da matemática intermediado pelo intérprete de Libras (com foco no TILS) e, por último, e) trabalhos que se relacionavam à educação inclusiva. Porém, como estamos na linha das tecnologias desse programa, optamos por análises mais detalhadas e exploratórias, de duas categorias nesse sentido, a saber: Estratégias tecnológicas digitais no ensino de surdos e Construção de conceitos e saberes matemáticos por estudantes surdos na utilização de materiais didáticos manipuláveis e jogos. Conclui-se que as áreas se entrelaçam em vários sentidos, como linguagens e busca por métodos e estratégias de ensino inovadoras aproveitando-se da tecnologia e de materiais concretos, explorando a visualidade. Também constatou-se que os profissionais da educação destas áreas, estão em sua maioria procurando encontrar práxis pedagógica, qualificando positivamente a educação nesse sentidoUFPel2022-03-20T16:57:57Z2022-03-20T16:57:57Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCASTRO, Tatiane Cristina. Reflexões sobre possíveis entrelaçamentos entre a Educação Matemática e a Educação dos Surdos presentes nas produções científicas entre 2010 e 2020 na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. 2021. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021. Orientadora: Dra. Thaís Philipsen Grützmann.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232417CASTRO, Tatiane Cristinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-20T16:57:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/232417Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-03-20T16:57:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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