O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199621 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
id |
UFSC_0d63ac97ea9529d484e45a9893dfd037 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199621 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagensPrimeiros SocorrosEducação FísicaLicenciaturaUFSCTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O cenário acadêmico da Educação Física (EF), no que diz respeito à estrutura curricular, passou por diversas transformações ao longo do século XX, o qual foi marcado por diversos acontecimentos históricos na política, economia e sociedade. Entre estas mudanças da EF, verificou-se a do curso de Licenciatura Plena em EF para Licenciatura e Bacharelado, cursos que estão em vigência desde 2006 na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Perante as informações levantadas sobre o currículo de ambos os cursos, observou-se a ausência de uma disciplina com conteúdo de Primeiros Socorros (PS) na formação de professores de EF da Licenciatura. Em meio a essa ausência, nos indagamos a questionar sobre o conteúdo de PS na formação do curso de Licenciatura em EF da UFSC, refletindo sobre o porquê da ausência de uma disciplina sobre PS surgiu o interesse em responder a seguinte questão: como o currículo do curso de licenciatura em EF da UFSC aborda elementos e discussões relacionadas ao conteúdo de PS na formação inicial? Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender como o currículo do curso de licenciatura em EF da UFSC aborda elementos e discussões relacionadas ao conteúdo de Primeiros Socorros na formação inicial. Para tanto, percebe-se que o ensino de PS nas escolas pode ser ensinado pelo professor de EF escolar como, o conteúdo, por apresentar possibilidades emancipatória para as crianças , visto que o contexto escolar pode vir a apresentar riscos durante as práticas da EF. Para a realização deste estudo, optamos por uma pesquisa de caráter descritiva do tipo estudo de campo e documental, do qual foi utilizada abordagem qualitativa. Realizamos um levantamento de documentos sobre o currículo dos cursos de EF da UFSC, além de entrevistas com professores do corpo docente que lecionaram a disciplina específica sobre PS. Além disso, a discussão da pesquisa consistida nas informações encontradas nos documentos e nas entrevistas, fazendo reflexões acerca das possibilidades do ensino dos PS na escola pelo professor de EF, e também sobre o papel desse professor como mediador desse conhecimento para as crianças. Considerou-se com essa pesquisa que fatores políticos e sociais relacionados ao corpo docente do Centro de Desportos influenciaram para a ausência de uma disciplina obrigatória de PS para o curso de EF da UFSC. Percebeu-se que novas propostas de ensino podem ser planejadas e realizadas por professores de EF para os seus alunos, de modo que esse conhecimento em PS seja apresentado com coerência.Florianópolis, SCSilva, Caroline Fernandes da SilvaBegossi, Tuany DefaveriUniversidade Federal de Santa CatarinaRodrgues, David da Cruz2019-08-05T20:39:55Z2019-08-05T20:39:55Z2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis88application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199621info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-09-09T19:31:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199621Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-09-09T19:31:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
title |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
spellingShingle |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens Rodrgues, David da Cruz Primeiros Socorros Educação Física Licenciatura UFSC |
title_short |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
title_full |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
title_fullStr |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
title_full_unstemmed |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
title_sort |
O conteúdo primeiros socorros e a Licenciatura em Educação Física: memórias e possibilidades de abordagens |
author |
Rodrgues, David da Cruz |
author_facet |
Rodrgues, David da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Caroline Fernandes da Silva Begossi, Tuany Defaveri Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrgues, David da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Primeiros Socorros Educação Física Licenciatura UFSC |
topic |
Primeiros Socorros Educação Física Licenciatura UFSC |
description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05T20:39:55Z 2019-08-05T20:39:55Z 2019-07-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199621 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
88 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651969050443776 |