Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413 |
Resumo: | O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível. |
id |
UFSC_0d7f5ec51845ce596bcd3f5f0ee1c64c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89413 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível.INPEAU2012-10-22T20:37:17Z2012-10-22T20:37:17Z2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413Vital, Juliana TatianeDalmau, Marcos Baptista LopesMoritz, Gilberto de OliveiraCosta, Alexandre MarinoNunes, Thiago SoaresPereira, Maurício Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:36:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89413Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:36:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
title |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
spellingShingle |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. Vital, Juliana Tatiane |
title_short |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
title_full |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
title_fullStr |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
title_full_unstemmed |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
title_sort |
Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica. |
author |
Vital, Juliana Tatiane |
author_facet |
Vital, Juliana Tatiane Dalmau, Marcos Baptista Lopes Moritz, Gilberto de Oliveira Costa, Alexandre Marino Nunes, Thiago Soares Pereira, Maurício Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Dalmau, Marcos Baptista Lopes Moritz, Gilberto de Oliveira Costa, Alexandre Marino Nunes, Thiago Soares Pereira, Maurício Fernandes |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vital, Juliana Tatiane Dalmau, Marcos Baptista Lopes Moritz, Gilberto de Oliveira Costa, Alexandre Marino Nunes, Thiago Soares Pereira, Maurício Fernandes |
description |
O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-11-29 2012-10-22T20:37:17Z 2012-10-22T20:37:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652236906037248 |