Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Juliana Tatiane
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Dalmau, Marcos Baptista Lopes, Moritz, Gilberto de Oliveira, Costa, Alexandre Marino, Nunes, Thiago Soares, Pereira, Maurício Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413
Resumo: O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível.
id UFSC_0d7f5ec51845ce596bcd3f5f0ee1c64c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89413
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível.INPEAU2012-10-22T20:37:17Z2012-10-22T20:37:17Z2007-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413Vital, Juliana TatianeDalmau, Marcos Baptista LopesMoritz, Gilberto de OliveiraCosta, Alexandre MarinoNunes, Thiago SoaresPereira, Maurício Fernandesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:36:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89413Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:36:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
title Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
spellingShingle Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
Vital, Juliana Tatiane
title_short Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
title_full Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
title_fullStr Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
title_full_unstemmed Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
title_sort Análise de Custos para Programas de Educação a Distância: uma revisão teórica.
author Vital, Juliana Tatiane
author_facet Vital, Juliana Tatiane
Dalmau, Marcos Baptista Lopes
Moritz, Gilberto de Oliveira
Costa, Alexandre Marino
Nunes, Thiago Soares
Pereira, Maurício Fernandes
author_role author
author2 Dalmau, Marcos Baptista Lopes
Moritz, Gilberto de Oliveira
Costa, Alexandre Marino
Nunes, Thiago Soares
Pereira, Maurício Fernandes
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Juliana Tatiane
Dalmau, Marcos Baptista Lopes
Moritz, Gilberto de Oliveira
Costa, Alexandre Marino
Nunes, Thiago Soares
Pereira, Maurício Fernandes
description O aumento demográfico da população jovem, o aumento das necessidades de formação contínua da população adulta e a crescente consciência da importância do nível de educação da população faz com que a demanda por educação aumente consideravelmente, principalmente nos paises menos desenvolvidos. Uma das alternativas para suprir essa demanda diz respeito à educação a distância - EaD, que é uma modalidade de ensino em que alunos e professores estão em locais diferentes durante todo ou grande parte do tempo em que aprendem e ensinam. Além de atender um número muito maior de estudantes, muitos autores defendem a idéia de que a EaD é sinônimo de economia de escala na educação. Porém, para a afirmação de tal assertiva, é necessário identificar todos os recursos necessários para a oferta dos cursos: instalações, recursos educacionais e equipe multidisciplinar; analisando o custo de todos esses itens. Além disso, deve-se considerar a efetividade desse investimento, principalmente no que se refere à qualidade dos programas a distância. Dessa forma, o objetivo deste artigo é revisar a teoria que aborda os recursos utilizados em programas de educação a distância e as considerações em relação aos custos desses. De qualquer forma, investir em educação é aumentar o capital humano de uma sociedade. Desses investimentos, há que se extrair o máximo de rentabilidade em quantidade e qualidade possível.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-29
2012-10-22T20:37:17Z
2012-10-22T20:37:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652236906037248