Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PRIETCH, Soraia Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152
Resumo: Tese
id UFSC_0d8fe3e7a461835937678835f03fb69c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185152
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusivaAceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de vozTeseCom a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as escolas regulares vêm recebendo um número maior de estudantes surdos ou com deficiência auditiva (S/DA), que antes frequentavam escolas especializadas. No entanto, dados apontam a diminuição do número de estudantes S/DA matriculados no ensino fundamental para o ensino médio, e do ensino médio para o ensino superior; ou seja, existem razões para se acreditar que barreiras educacionais se impõem no caminho desses estudantes para que conquistem uma formação educacional completa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de aceitação de tecnologias levando em consideração fatores que envolvam aspectos do contexto da educação inclusiva, bem como efetuar experimento da interação de usuários S/DA com uma tecnologia para avaliar o modelo. Dentre os fatores mencionados um deles se refere às potenciais barreiras educacionais vivenciadas pelos estudantes S/DA em salas de aula inclusivas. Com relação à metodologia de pesquisa, o estudo desenvolveu-se em ciclos. Na medida em que as investigações avançavam, um novo estudo iniciava, se desenvolvia e se fechava. Isso permitiu que a proposta inicial tivesse sucessivos refinamentos ao longo do tempo até o ponto em que os questionamentos iniciais foram respondidos e o objetivo foi atingido. O modelo proposto mostrou resultados positivos, no sentido de conseguir capturar os fatores que podem influenciar a aceitação de tecnologias considerando o contexto de aplicação específico, uma vez que estes incorporam os aspectos da qualidade pragmática e os aspectos da qualidade hedônica, questões relacionadas à utilidade percebida da minimização de potenciais barreiras educacionais, expectativas futuras, e condições facilitadoras. Conclui-se que o modelo engloba tanto a investigação sobre questões motivacionais pessoais dos usuários quanto a investigação de aspectos do contexto de uso, e que o modelo pode ser utilizado para a finalidade a qual foi proposto, a avaliação de aceitação de tecnologias em ambientes de educação incluvisa.USP2018-03-23T22:53:43Z2018-03-23T22:53:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueirashttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152PRIETCH, Soraia Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-23T22:53:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-23T22:53:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
title Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
spellingShingle Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
PRIETCH, Soraia Silva
Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz
title_short Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
title_full Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
title_fullStr Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
title_full_unstemmed Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
title_sort Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
author PRIETCH, Soraia Silva
author_facet PRIETCH, Soraia Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PRIETCH, Soraia Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz
topic Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz
description Tese
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2018-03-23T22:53:43Z
2018-03-23T22:53:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152
identifier_str_mv PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv USP
publisher.none.fl_str_mv USP
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652005630017536