Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152 |
Resumo: | Tese |
id |
UFSC_0d8fe3e7a461835937678835f03fb69c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/185152 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusivaAceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de vozTeseCom a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (2008), as escolas regulares vêm recebendo um número maior de estudantes surdos ou com deficiência auditiva (S/DA), que antes frequentavam escolas especializadas. No entanto, dados apontam a diminuição do número de estudantes S/DA matriculados no ensino fundamental para o ensino médio, e do ensino médio para o ensino superior; ou seja, existem razões para se acreditar que barreiras educacionais se impõem no caminho desses estudantes para que conquistem uma formação educacional completa. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de aceitação de tecnologias levando em consideração fatores que envolvam aspectos do contexto da educação inclusiva, bem como efetuar experimento da interação de usuários S/DA com uma tecnologia para avaliar o modelo. Dentre os fatores mencionados um deles se refere às potenciais barreiras educacionais vivenciadas pelos estudantes S/DA em salas de aula inclusivas. Com relação à metodologia de pesquisa, o estudo desenvolveu-se em ciclos. Na medida em que as investigações avançavam, um novo estudo iniciava, se desenvolvia e se fechava. Isso permitiu que a proposta inicial tivesse sucessivos refinamentos ao longo do tempo até o ponto em que os questionamentos iniciais foram respondidos e o objetivo foi atingido. O modelo proposto mostrou resultados positivos, no sentido de conseguir capturar os fatores que podem influenciar a aceitação de tecnologias considerando o contexto de aplicação específico, uma vez que estes incorporam os aspectos da qualidade pragmática e os aspectos da qualidade hedônica, questões relacionadas à utilidade percebida da minimização de potenciais barreiras educacionais, expectativas futuras, e condições facilitadoras. Conclui-se que o modelo engloba tanto a investigação sobre questões motivacionais pessoais dos usuários quanto a investigação de aspectos do contexto de uso, e que o modelo pode ser utilizado para a finalidade a qual foi proposto, a avaliação de aceitação de tecnologias em ambientes de educação incluvisa.USP2018-03-23T22:53:43Z2018-03-23T22:53:43Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueirashttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152PRIETCH, Soraia Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-23T22:53:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/185152Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-03-23T22:53:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
title |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
spellingShingle |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva PRIETCH, Soraia Silva Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz |
title_short |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
title_full |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
title_fullStr |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
title_full_unstemmed |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
title_sort |
Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva |
author |
PRIETCH, Soraia Silva |
author_facet |
PRIETCH, Soraia Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PRIETCH, Soraia Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz |
topic |
Aceitação de tecnologia Educação inclusiva Estudantes surdos ou com deficiência auditiva Qualidade hedônica Sistema de reconhecimento automático de voz |
description |
Tese |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2018-03-23T22:53:43Z 2018-03-23T22:53:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152 |
identifier_str_mv |
PRIETCH, Soraia Silva. Aceitação de tecnologia por estudantes surdos na perspectiva da educação inclusiva. 2014. 213 f. Tese (Doutorado em Engenharia da computação e sistemas digitais) - Universidade de São Paulo. Orientadora: Lucia Vilela Leite Figueiras |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/185152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
USP |
publisher.none.fl_str_mv |
USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652005630017536 |