Cursos de enfermagem acreditados pelo sistema ARCU-SUL: características e aproximações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175872 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016. |
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Cursos de enfermagem acreditados pelo sistema ARCU-SUL: características e aproximaçõesEnfermagemEstudo e ensinoPaíses do MERCOSULEducação em EnfermagemPaíses do MERCOSULDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2016.Com intuito de caracterizar os cursos de enfermagem acreditados pelo Sistema ARCU-SUL realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva, de natureza qualitativa, documental. A coleta de dados ocorreu no período de janeiro a março de 2016, com 11 instituições, sendo 10 cursos de graduação em enfermagem em instituições públicas (cinco instituições no Brasil, quatro na Argentina, uma no Paraguai) e 1 instituição privada no Uruguai. Realizou-se a coleta de dados nos documentos disponíveis no sistema ARCU-SUL, nos currículos disponíveis nos sites de cada instituição dos cursos de graduação em Enfermagem. A análise de dados foi guiada pela proposta de Minayo (2013). Os resultados permitiram perceber que os países ofertam formação correspondendo às necessidades de saúde da população e políticas vigente do momento, identificou-se que a formação e/ou mercado de trabalho possuem semelhanças, tendo como propósito a formação de profissional de enfermagem competente e ético. A forma de avaliação dos cursos das instituições de ensino superior ocorre de maneira tradicional, sendo este de maneira progressiva e somativa a cada semestre. A mobilidade acadêmica é uma atividade ainda pouco difundida entre os acadêmicos no bloco econômico. O que se pode concluir com relação às aproximações é que existe compatibilidade no processo de formação nos indicadores analisados, e que estes indicadores são pontos positivos que contribuem para que o processo educativo no bloco econômico do MERCOSUL se concretize e/ou fortaleça. Referente as matrizes curriculares presentes nas instituições estudadas, verificou-se tanto aproximações como distanciamentos, sendo que os distanciamentos entre as disciplinas pode tornar-se uma barreira para o acadêmico, influenciando na concretização da mobilidade acadêmica.<br>Abstract : Aiming to characterize the nursing courses accredited by the ARCU-SUR system, an exploratory-descriptive research was done in a documental, qualitative manner. Data collecting occurred from the period of January to March 2016, with 11 institutions, 10 undergraduate nursing courses in public institutions (five institutions in Brazil, four in Argentina, one in Paraguay) and 1 private institution in Uruguay. Data collection was accomplished through available documents in the ARCU-SUR system, the curricula available on the websites of each institution of undergraduate nursing courses. Data analysis was guided by Minayo?s proposal (2013). The results allowed discovering such countries offer courses corresponding to the health necessities of their population and current policies, it was found that education and/ or the labor market have similarities, having as purpose the education of competent and ethical nursing professional. The method of evaluation of courses from higher education institutions occurs in a traditional way, which is a progressive and summative way each semester. The academic mobility is an activity that is still slightly widespread amongst academics in the economic block. What can be concluded regarding the similarities is that there is consistency in the education process in the analyzed indicators, and that these indicators are positive points that contribute so that the education process in the MERCOSUR economic block materializes and/ or strengthens. Regarding the curricula matrices present in the institutions studied, there are similarities as there are differences, where the differences of disciplines become a barrier to the scholar, influencing in the achievement of an academic mobility.Martini, Jussara GueUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Chaiane Natividade de Souza2017-05-23T04:18:57Z2017-05-23T04:18:57Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis101 p.| il., tabs.application/pdf345615https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175872porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-23T04:18:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175872Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-23T04:18:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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