A infância das crianças pequenas no contexto de acolhimento institucional : narrativas de meninas e meninos na casa(lar)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129345 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014 |
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A infância das crianças pequenas no contexto de acolhimento institucional : narrativas de meninas e meninos na casa(lar)EducaçãoCriançasAssistência em instituiçõesFlorianópolis (SC)InfânciaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014Esta tese compartilha estudos de uma investigação realizada em um contexto de acolhimento institucional para a pequena infância na cidade de Florianópolis e partiu da seguinte pergunta: como as crianças de 0 a 6 anos experienciam suas infâncias no contexto de um programa de acolhimento institucional? Decorrente desta questão, e por meio de uma abordagem interpretativa, trilhada a partir de um percurso metodológico etnográfico, elegeu-se as crianças como principais informantes desta pesquisa. O processo de geração de dados aconteceu ao longo de 14 meses, com aproximadamente 800 horas de estada no campo, em que as palavras (anotações escritas) e as imagens em movimento (filmagens) ou clicadas (fotografias) tornaram-se essenciais para me aproximar às narrativas infantis. A interlocução com diferentes áreas disciplinares contribuiu para a afirmação da infância enquanto categoria geracional e campo de estudo em construção, assim como para interpretar as narrativas das crianças a partir de suas experiências de acolhimento institucional. O estudo estabelece como ponto de relevo que a composição espaço-temporal vai posicionando um discurso institucional revelador do lugar das crianças NA casa. A cronologia do tempo instituído como um tempo provisório e, consequentemente, de passagem, do ponto de vista dos adultos, é experienciado pelas crianças por uma outra temporalidade, de acordo com que lhe é próprio: um tempo recursivo, não linear, sem medida. As narrativas das crianças indicam outros sentidos atribuídos a este lugar (a casa), dando-lhe identidade e pertença particular. Suas experiências de acolhimento, sob a prerrogativa do protagonismo das crianças como sujeitos que se apropriam, reinventam e reproduzem o mundo, sugerem a possibilidade de um estar EM casa. Ainda por este estudo, evidenciou-se a ampliação da produção acadêmica entre os anos de 1990 e 2010, que diz respeito às milhares de crianças brasileiras que têm violado o seu direito ao convívio familiar e comunitário, mas mesmo assim são escassos os trabalhos que as tomam como interlocutoras nas investigações, fato que, por vezes, acaba por obscurecer o seu reconhecimento como sujeitos sociais de direito, restando-lhes apenas a condição de "meninas e meninos do abrigo".<br>Abstract: This thesis shares studies of an investigation held in a context of institutional care for the early childhood in the city of Florianópolis, and started with the following research question: how do children from 0 to 6 experience their childhood in the context of an institutional care program? Resulting from this question, and by means of an interpretive approach, developed through an ethnographic methodological course, children were chosen as main informants for this research. The processof data gathering happened over 14 months, with approximately 800 hours of field research, in which the words (written notes) and the images in motion (filming) or still (photography) became essential for me to get closer to the childhood narratives. The dialogue with different area themes added to the statement of childhood as generational category and field of study under development, as well as to interpret the narratives of the children as from their experiences of institutional care. The study establishes as high-peak that the composition of space-time positions an institutional speech of the place of the children IN THE house. The chronology of time established as provisory and, thereafter, as temporary, from the adult point of view, is experienced by the children as another temporality, according to what is proper to them: recursive, nonlinear, without measure. The narratives of children indicate other meanings ascribed to this place (the house), giving it particular identity and belonging. Their experience of being cared, under the prerogative of children as individuals who appropriate, reinvent and reproduce the world, indicate the possibility of being AT home. Still yet through this study, the increase of academic production between the years of 1990 and 2010 has been evidenced, concerning thousands of Brazilian children that have had their right of family and community coexistence violated, but that even so the works that give them voice in research are scarce, a fact that, sometimes, obscures their recognition as social individuals by right, remaining only the condition of "boys andgirls of the shelter".Silva Filho, João Josué daSousa, Ana Maria Borges deUniversidade Federal de Santa CatarinaNazario, Roseli2015-02-05T20:58:53Z2015-02-05T20:58:53Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis260 p.| ils., grafs., tabs.application/pdf329235https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129345porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-05T20:58:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129345Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:58:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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