PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO DE IDIOMAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JUNTO A SOCIEDADE
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136244 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi propor reflexões acerca dos conceitos de gestão social e extensão universitária, bem como analisar os resultados das ações de extensão no âmbito do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (PPE UnB Idiomas) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Traduação da Universidade de Brasília (UnB). Caracterizou-se por um estudo de caso dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio do site oficial do UnB Idiomas. Os dados coletados foram analisados e compreendidos por meio da abordagem qualitativa. Verificou-se a grande abrangência do programa de extensão junto as comunidades interna e externa, no qual está inserido, propiciando a interação, participação e inclusão de diferentes atores sociais por meio de diversificados cursos de idiomas ofertados pelo Programa Permanente de Extensão anualmente. Além disso, a prática extensionista se aproxima da gestão social ao promover a inserção e o aprendizado da comunidade junto a universidade e proporcionar a troca de experiências e saberes entre universidade e a comunidade. |
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PROGRAMA PERMANENTE DE EXTENSÃO DE IDIOMAS: UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA JUNTO A SOCIEDADEO objetivo deste artigo foi propor reflexões acerca dos conceitos de gestão social e extensão universitária, bem como analisar os resultados das ações de extensão no âmbito do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (PPE UnB Idiomas) do Departamento de Línguas Estrangeiras e Traduação da Universidade de Brasília (UnB). Caracterizou-se por um estudo de caso dentro de uma abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de pesquisa descritiva, bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio do site oficial do UnB Idiomas. Os dados coletados foram analisados e compreendidos por meio da abordagem qualitativa. Verificou-se a grande abrangência do programa de extensão junto as comunidades interna e externa, no qual está inserido, propiciando a interação, participação e inclusão de diferentes atores sociais por meio de diversificados cursos de idiomas ofertados pelo Programa Permanente de Extensão anualmente. Além disso, a prática extensionista se aproxima da gestão social ao promover a inserção e o aprendizado da comunidade junto a universidade e proporcionar a troca de experiências e saberes entre universidade e a comunidade.INPEAU/UFSC2015-11-05T12:36:32Z2015-11-05T12:36:32Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136244SOUSA, ELIANA RAMOS DEPERARDT, SUSANYporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-05T12:36:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136244Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-05T12:36:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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