Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luca, Gabriel Gomes de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91008
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_0dd1dc513abbb32ec239d174fc5e1066
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/91008
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"PsicologiaComportamento -AvaliaçãoInformaçãoAvaliaçãoConfiabilidade (Probabilidades)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Informações constituem um importante aspecto do meio com o qual estudantes dos mais variados níveis e profissionais dos mais diferentes campos de atuação precisarão lidar ao longo de sua vida profissional. Essas pessoas sabem lidar com informações de uma forma satisfatória? Elas conseguem, por exemplo, distinguir boas informações de más informações? Uma informação parece poder ser avaliada a partir de múltiplos critérios, tais como fidedignidade, relevância e confiabilidade. Em relação à avaliação de informações a partir de um desses critérios, a confiabilidade, processo que pode ser denominado "avaliar a confiabilidade de informações", parece haver vasto conhecimento produzido sobre diferentes processos que parecem estar relacionados com esse tipo de avaliação. Alguns desses processos são o senso-crítico, o pensamento crítico, resolver problemas, decidir, identificar e avaliar falácias, entre outros processos. Entretanto, eles ainda não parecem ter sido estudados como se constituíssem uma classe geral de comportamentos, entendida como um comportamento abrangente constituído por diversos comportamentos menos abrangentes que, por sua vez, são constituídos pelas interações entre as classes de respostas apresentadas por um organismo e as classes de estímulos antecedentes e conseqüentes às classes de respostas. A partir disso, foi objetivo responder à pergunta: "quais as características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações?". Essa caracterização foi realizada a partir do capítulo Criando conhecimento através da argumentação, o primeiro capítulo do livro Pensamento crítico e argumentação sólida, de Sergio Navega, por meio de um método cujo procedimento consiste em 12 etapas. São elas: 1. selecionar trechos da obra utilizada como fonte de informação; 2. destacar partes nos trechos, que indiquem elementos de componentes de comportamentos; 3. identificar componentes de comportamentos; 4. derivar componentes de comportamentos; 5. avaliar a linguagem para se referir a componentes de comportamentos; 6. nomear classes de comportamentos; 7. avaliar a nomenclatura dos nomes de classes de comportamentos propostos; 8. avaliar coerência entre os nomes de classes de comportamentos propostos e os trechos selecionados da obra utilizada; 9. identificar problemas nos trechos selecionados da obra utilizada; 10. redigir uma versão mais apropriada para os trechos selecionados da obra utilizada; 11. refazer as etapas realizadas a partir da versão mais apropriada e 12. organizar em uma lista os nomes de classes de comportamentos propostos. A partir desse procedimento, foram identificados ou derivados componentes dos comportamentos, que possibilitaram propor nomes para classes de comportamentos a partir da relação entre esses componentes. Foram propostos cerca de 400 nomes de classes de comportamentos, a partir dos quais foi possível identificar, principalmente, os aspectos do meio com o qual irá lidar o indivíduo que avalia a confiabilidade de informações e múltiplos comportamentos a serem apresentados pelo indivíduo, aumentando a visibilidade acerca de processos como o senso-crítico, o pensamento crítico, entre outros, principalmente acerca das relações a serem estabelecidas entre o que faz um indivíduo que apresenta tais processos e o meio onde ele está. Entre as decorrências, há a possibilidade de programação de condições de ensino dos comportamentos constituintes da classe geral de comportamentos observada. O procedimento utilizado ainda possibilitou a integração de conceitos de naturezas diferentes, visto a fonte de informação utilizada apresentar um exame de natureza Lógica e a observação das classes de comportamentos constituintes da classe geral ser um exame de natureza comportamental. A identificação dos nomes de classes de comportamentos ainda possibilita a avaliação e proposição de quais são os componentes que constituem cada uma das classes de comportamentos, aumentando ainda mais a clareza e a probabilidade de intervenção profissional em relação a essa classe geral de comportamentos.Florianópolis, SCBotome, Silvio PauloUniversidade Federal de Santa CatarinaLuca, Gabriel Gomes de2012-10-23T17:44:03Z2012-10-23T17:44:03Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf262431http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91008porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T02:24:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91008Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T02:24:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
title Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
spellingShingle Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
Luca, Gabriel Gomes de
Psicologia
Comportamento -
Avaliação
Informação
Avaliação
Confiabilidade (Probabilidades)
title_short Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
title_full Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
title_fullStr Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
title_full_unstemmed Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
title_sort Características de componentes de comportamentos básicos constituintes da classe geral de comportamentos denominada "avaliar a confiabilidade de informações"
author Luca, Gabriel Gomes de
author_facet Luca, Gabriel Gomes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Botome, Silvio Paulo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Luca, Gabriel Gomes de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Comportamento -
Avaliação
Informação
Avaliação
Confiabilidade (Probabilidades)
topic Psicologia
Comportamento -
Avaliação
Informação
Avaliação
Confiabilidade (Probabilidades)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T17:44:03Z
2012-10-23T17:44:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 262431
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91008
identifier_str_mv 262431
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652410640400384