Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cisne, Sandra Célia de
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77188
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
id UFSC_0ddb7089f7a9c2d1295e34df7e9b7d9d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/77188
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizadorEducaçãoProfessores -FormaçãoAlfabetizaçãoPratica de ensinoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em EducaçãoConsideramos este trabalho de dissertação, intitulado: "Na Busca de Mudanças: O percurso do Professor Alfabetizador", como um momento aberto à discussão e compreensão da postura dos professores alfabetizadores frente às mudanças metodológicas ocorridas no trabalho com a alfabetização. Para empreendê-lo tomamos como referencial teórico a perspectiva histórica. Três capítulos foram organizados para elucidar o interesse em conhecer como nossos professores alfabetizadores estão apreendendo e transpondo para a prática as novas metodologias. Assim, no primeiro capítulo, procuramos introduzir as questões que justificaram a escolha desse tema e, no segundo, é analisado o contexto que deu substrato ao percurso engendrado pelos professores quanto à busca de novas informações metodológicas para a prática alfabetizadora. No terceiro capítulo procuramos analisar, através das contribuições dos professores, suas compreensões sobre os conceitos teóricos-metodológicos que se detacaram em suas exposições, buscando, como critério para a reflexão, a discussão do ecletismo e suas conseqüências para o trabalho pedagógico e a compreensão da função do professor na atual sociedade. We consider this dissertation entitled: "In Search of Change: The trajectory of Alphabetizing Professors #, as a moment for the discussion and comprehension of the posture of professors who alphabetize, in the face of methodological changes that have taken place in the work with alphabetization. To undertake this task, the historical perspective was taken as theoretical reference. Three chapters were organized to elucidate the interest in knowing how our alphabetizing professors are apprehending and putting into practice the new methodologies. As such, in the first chapter, we seek to introduce the questions that justify the choice of this theme and, in the second chapter, is analyzed the context that gave substratum to the passage carved by the professors with regards to the search for new methodologies in alphabetization. In the third chapter we seek to analyze, through the professors# contributions, their understanding of the theoretic-methodological concepts that stood out in their expositions, using, as criteria for reflection, the discussion of eclecticism and its consequences for the pedagogical work and the comprehension of the professors# function in current society.Florianópolis, SCKlein, Ligia ReginaUniversidade Federal de Santa CatarinaCisne, Sandra Célia de2012-10-17T01:42:24Z2012-10-17T01:42:24Z19971997info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf238717http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77188porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T14:45:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/77188Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T14:45:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
title Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
spellingShingle Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
Cisne, Sandra Célia de
Educação
Professores -
Formação
Alfabetização
Pratica de ensino
title_short Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
title_full Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
title_fullStr Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
title_full_unstemmed Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
title_sort Na busca de mudanças: o percurso do professor alfabetizador
author Cisne, Sandra Célia de
author_facet Cisne, Sandra Célia de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Klein, Ligia Regina
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cisne, Sandra Célia de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Alfabetização
Pratica de ensino
topic Educação
Professores -
Formação
Alfabetização
Pratica de ensino
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997
1997
2012-10-17T01:42:24Z
2012-10-17T01:42:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 238717
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77188
identifier_str_mv 238717
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651963759329280