Violência contra a mulher: o que a escola tem a ver com isso?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212658 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
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Violência contra a mulher: o que a escola tem a ver com isso?EducaçãoGêneroViolência contra a mulherTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.As discussões de gênero na educação tem sido alvo de diversos ataques nos últimos tempos. Uma onda conservadora tem temido que a escola passe a debater tais questões, assumindo que por meio desse debate, professores “doutrinem” crianças, ameaçando o fim da “família tradicional”. O presente trabalho tem por objetivo compreender algumas das formas a partir das quais a escola tem debatido as questões de gênero, tendo como foco a discussão sobre como a violência social contra a mulher aparece e/ou pode ser enfrentada na especificidade das relações de ensino e de aprendizagem na escola. Através da análise de documentos curriculares e produções acerca das questões feministas procuramos compreender de que forma as questões de gênero são apresentadas na escola e como estão sendo tratadas em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs. Compreendendo que o direito das mulheres é resultado de um processo constante de resistência e luta pelo acesso à escola, para nós mulheres, seja enquanto estudantes ou professoras, esse processo também deve ser compreendido como fruto de práticas de resistência. A escola, assim como os documentos que regem a educação, são campos em constantes disputas e, portanto, expressam de maneiras distintas questões importantes como a luta e enfrentamento pelo fim da violência contra a mulher. É nesta direção de disputas de projetos e assumindo uma perspectiva emancipatória na educação que se faz necessário pensar no que a escola tem a ver com a discussão de gênero.Florianópolis, SCNascimento, Carolina PicchettiUniversidade Federal de Santa CatarinaMenezes, Jéssica Cardoso2020-09-08T13:53:26Z2020-09-08T13:53:26Z2019-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212658info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-09-08T13:53:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/212658Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-09-08T13:53:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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