Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_0e6b702bbeea7f4f2b4f82345512dd73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82812 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissionalEngenharia de produçãoControle de qualidadeUniversidades e faculdadesFisioterapiaEstudo e ensinoFisioterapiaCurriculosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001. foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica. A finalidade das instituições de ensino é o conhecimento e a sua transmissão, com ênfase no saber científico. Sob essa ótica, o currículo é o organizador dos conteúdos e dos métodos de ensino, portanto é o mediador deste conhecimento. Muito se tem falado sobre a qualidade da educação, mas poucos a praticam. O presente estudo foi desenvolvido com dois propósitos: esclarecer alguns aspectos da gestão da qualidade e estabelecer um vínculo com a educação, Ações estas que podem ser operacionalizadas na formação do fisioterapeuta. Como complemento são fornecidas algumas bases sobre as quais se assenta o currículo e o conhecimento compendiado da fisioterapia, aliado à sua história. O foco principal centra-se na análise do modo como estão sendo ministradas as disciplinas específicas desse curso e na forma como está sendo feita a orientação para pesquisa e extensão no 1o ano. Para o desenvolvimento do tema foram selecionados os seis cursos de fisioterapia existentes da cidade de Curitiba (Paraná) e destes foram estudados os currículos em seus conteúdos e formas de integralização. Buscou-se também esclarecimentos junto aos coordenadores e docentes do curso. As informações referentes aos acadêmicos que concluíram o 1o ano em 2001 foram obtidas através de um instrumento de pesquisa, por questões que informaram como esses conhecimentos são percebidos pelos discentes naquela fase do curso. Com base nos resultados dessa pesquisa, procedeu-se uma checagem do proposto pelas instituições de ensino com o que foi recebido pelos alunos. A interpretação dos resultados é discutida na análise final, que geram sugestões para colaborar na melhoria da qualidade do ensino da fisioterapia, com subsídios aos gestores, no sentido de possível justamento das suas propostas à realidade acadêmica.Florianópolis, SCSommer, Willy ArnoUniversidade Federal de Santa CatarinaFonseca, Maria Antonia da2012-10-19T18:33:54Z2012-10-19T18:33:54Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis96 f.| tabs., grafs.application/pdf193088http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:14:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82812Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:14:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
title |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
spellingShingle |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional Fonseca, Maria Antonia da Engenharia de produção Controle de qualidade Universidades e faculdades Fisioterapia Estudo e ensino Fisioterapia Curriculos |
title_short |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
title_full |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
title_fullStr |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
title_full_unstemmed |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
title_sort |
Graduação em fisioterapia: um estudo no ciclo de formação básica ruma à melhoria da qualidade do ensino profissional |
author |
Fonseca, Maria Antonia da |
author_facet |
Fonseca, Maria Antonia da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sommer, Willy Arno Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Maria Antonia da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Controle de qualidade Universidades e faculdades Fisioterapia Estudo e ensino Fisioterapia Curriculos |
topic |
Engenharia de produção Controle de qualidade Universidades e faculdades Fisioterapia Estudo e ensino Fisioterapia Curriculos |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T18:33:54Z 2012-10-19T18:33:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
193088 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812 |
identifier_str_mv |
193088 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82812 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
96 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651936914735104 |