As práticas corporais em evidência no Programa Tempo de Aprender
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87629 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física. |
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As práticas corporais em evidência no Programa Tempo de AprenderEducação físicaEscolas publicasSanta CatarinaProjeto político-pedagógicoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.A pesquisa enfocou os impactos do Programa Tempo de Aprender (PTA) nas práticas corporais dos alunos de uma turma de uma escola da rede pública de ensino. A partir das diretrizes do PTA, foram modificadas a organização da escola e seus princípios pedagógicos. Este Programa utilizou como referencial a teoria da atividade, fundamentada na concepção histórico-cultural. A análise dos códigos e normas presentes na escola contribuiu para um entendimento das relações dos profissionais da escola e suas implicações nas práticas corporais dos alunos. A pesquisa teve como objetivos: (1) investigar os processos de controle e apropriação presentes nas relações entre o Estado, as classes populares e a escola; (2) investigar as relações sociais ocorridas no cotidiano da escola onde o PTA estivesse em andamento. Buscamos, com estes objetivos, o relacionamento entre: (a) possíveis transformações das práticas corporais dos alunos e (b) novos ordenamentos do ambiente escolar decorrentes da implementação do PTA. Fizeram parte da amostra: professores(as) e alunos(as) da turma investigada. Foi realizada uma observação participante de agosto a novembro. Foram assistidas todas as aulas realizadas nesse período. Concluímos que as diretrizes presentes no PTA contribuíram para a transformação das práticas corporais dos indivíduos que se relacionam no cotidiano escolar.Florianópolis, SCSilva, Ana MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaSantos, Alex Sandro Batista dos2012-10-21T23:14:01Z2012-10-21T23:14:01Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205474http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87629porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:41:20Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/87629Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:41:20Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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