Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aline de Melo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014.
id UFSC_0e91fe983343a558150a933126d0a2f6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129435
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SCEngenharia civilEscolasFlorianópolis (SC)Trânsito urbanoFlorianópolis (SC)Acidentes de transitoFlorianópolis (SC)Seguranca de transito e criancasFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014.Este trabalho apresenta um procedimento para o diagnóstico da segurança viária escolar que foi testado e avaliado em áreas escolares que se localizam em rodovias estaduais em Florianópolis - SC. Para tanto, primeiramente foi realizado uma caracterização in loco das escolas a serem estudadas, abordando a sua infraestrutura, condições de acesso e segurança viária, como equipamentos urbanos e de sinalização. As análises da caracterização da escola foram feitas de acordo com o check list, baseado em dois documentos: uma dissertação sobre a proposição de uma lista de verificação para revisão de segurança viária de rodovias (SCHOPF, 2006); e o Levantamento da Situação Escolar (LSE), que foi utilizado para o cadastramento da situação da infraestrutura física, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos e escolares, recursos humanos e acessibilidade das escolas da rede pública de ensino (FNDE, 2010). Nessa mesma visita às escolas, realizou-se uma entrevista com o(a) diretor(a), com objetivo de obter a sua perspectiva sobre a infraestrutura da escola e o seu entorno, visando a segurança viária. Em seguida, foi aplicado, para uma amostra dos alunos de cada escola, um questionário on-line, com o objetivo de identificar, principalmente, a origem das viagens feitas para a escola e o destino das viagens feitas da escola. Neste questionário, procurou-se identificar também o modo de transporte utilizado nas viagens. A etapa seguinte constituiu-se na análise de acidentes de trânsito no entorno das escolas estudadas. O banco de dados contendo os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOATÂ s) foi obtido com o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (DEINFRA/SC). A partir da tabulação desses dados, foram analisadas a quantidade de acidentes entre os anos de 2008 a 2012, os tipos de acidentes, a quantidade e tipos de vítimas, os tipos de veículos envolvidos, a porcentagem de acidentes de trânsito sem vítimas e com feridos e o cálculo da taxa de severidade dos acidentes. Foi possível concluir que não existe uma padronização na segurança viária nas escolas estudadas e que em todas elas ocorreram atropelamentos e acidentes com bicicletas em seu entorno, os quais envolveram crianças e adolescentes. Esses acidentes ocorreram durante a semana entre os horários de entrada e saída das escolas.<br>Abstract : This work presents a procedure for diagnosing road safety in school areas. This procedure has been tested and evaluated in schools that are located on state highways in the city of Florianópolis - SC. In order to accomplish this study, the first step was to perform a fieldwork in order to characterize the schools to be studied, addressing its infrastructure, access conditions and road safety. The checklist, which guided this analysis, was based on two documents: a dissertation that propose a checklist to review road safety (Schopf, 2006); and the Survey of School Situation ,(LSE), that focus on collecting data of the status of physical infrastructure, furniture, equipment, textbooks and school supplies, human resources and accessibility of the public schools (FNDE, 2010). Second, it was done an interview with the principal of each school, in order to gather their point of view of the school to road safety. Third, a sample of students in each school responded to an online questionnaire, which aimed to identify the origin and destinations of the trips made to and from the school and the mean of transportation used on these trips. The next step sought to analyze the traffic accidents in the surrounding area of the studied schools. The database containing the Police Reports was obtained with the Santa Catarina State Department of Infrastructure - DEINFRA / SC. Last, it was analyzed the number of traffic accidents over the years studied, the types of accidents, the number and types of victims, types of vehicles involved, percentage of traffic accidents without casualties and wounded, and the rate of the severity of traffic accidents. It was concluded that there are no pattern regarding road safety in school areas. Furthermore, in all of the school studied, there were traffic accidents with bicycles and pedestrians, in which involved children and adolescent. In addition, these accidents occurred on weekdays in the period when the students are either entering or leaving the school.Goldner, Lenise GrandoUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Aline de Melo2015-02-05T21:05:25Z2015-02-05T21:05:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 p.| il., grafs., tabs.application/pdf328526https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129435Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
title Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
spellingShingle Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
Nascimento, Aline de Melo
Engenharia civil
Escolas
Florianópolis (SC)
Trânsito urbano
Florianópolis (SC)
Acidentes de transito
Florianópolis (SC)
Seguranca de transito e criancas
Florianópolis (SC)
title_short Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
title_full Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
title_fullStr Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
title_full_unstemmed Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
title_sort Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
author Nascimento, Aline de Melo
author_facet Nascimento, Aline de Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goldner, Lenise Grando
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aline de Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia civil
Escolas
Florianópolis (SC)
Trânsito urbano
Florianópolis (SC)
Acidentes de transito
Florianópolis (SC)
Seguranca de transito e criancas
Florianópolis (SC)
topic Engenharia civil
Escolas
Florianópolis (SC)
Trânsito urbano
Florianópolis (SC)
Acidentes de transito
Florianópolis (SC)
Seguranca de transito e criancas
Florianópolis (SC)
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-02-05T21:05:25Z
2015-02-05T21:05:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 328526
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435
identifier_str_mv 328526
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 p.| il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652394550001664