Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SC
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014. |
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Diagnóstico da segurança viária em áreas escolares : estudo de caso em Florianópolis-SCEngenharia civilEscolasFlorianópolis (SC)Trânsito urbanoFlorianópolis (SC)Acidentes de transitoFlorianópolis (SC)Seguranca de transito e criancasFlorianópolis (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2014.Este trabalho apresenta um procedimento para o diagnóstico da segurança viária escolar que foi testado e avaliado em áreas escolares que se localizam em rodovias estaduais em Florianópolis - SC. Para tanto, primeiramente foi realizado uma caracterização in loco das escolas a serem estudadas, abordando a sua infraestrutura, condições de acesso e segurança viária, como equipamentos urbanos e de sinalização. As análises da caracterização da escola foram feitas de acordo com o check list, baseado em dois documentos: uma dissertação sobre a proposição de uma lista de verificação para revisão de segurança viária de rodovias (SCHOPF, 2006); e o Levantamento da Situação Escolar (LSE), que foi utilizado para o cadastramento da situação da infraestrutura física, do mobiliário, dos equipamentos, materiais didáticos e escolares, recursos humanos e acessibilidade das escolas da rede pública de ensino (FNDE, 2010). Nessa mesma visita às escolas, realizou-se uma entrevista com o(a) diretor(a), com objetivo de obter a sua perspectiva sobre a infraestrutura da escola e o seu entorno, visando a segurança viária. Em seguida, foi aplicado, para uma amostra dos alunos de cada escola, um questionário on-line, com o objetivo de identificar, principalmente, a origem das viagens feitas para a escola e o destino das viagens feitas da escola. Neste questionário, procurou-se identificar também o modo de transporte utilizado nas viagens. A etapa seguinte constituiu-se na análise de acidentes de trânsito no entorno das escolas estudadas. O banco de dados contendo os Boletins de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOATÂ s) foi obtido com o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (DEINFRA/SC). A partir da tabulação desses dados, foram analisadas a quantidade de acidentes entre os anos de 2008 a 2012, os tipos de acidentes, a quantidade e tipos de vítimas, os tipos de veículos envolvidos, a porcentagem de acidentes de trânsito sem vítimas e com feridos e o cálculo da taxa de severidade dos acidentes. Foi possível concluir que não existe uma padronização na segurança viária nas escolas estudadas e que em todas elas ocorreram atropelamentos e acidentes com bicicletas em seu entorno, os quais envolveram crianças e adolescentes. Esses acidentes ocorreram durante a semana entre os horários de entrada e saída das escolas.<br>Abstract : This work presents a procedure for diagnosing road safety in school areas. This procedure has been tested and evaluated in schools that are located on state highways in the city of Florianópolis - SC. In order to accomplish this study, the first step was to perform a fieldwork in order to characterize the schools to be studied, addressing its infrastructure, access conditions and road safety. The checklist, which guided this analysis, was based on two documents: a dissertation that propose a checklist to review road safety (Schopf, 2006); and the Survey of School Situation ,(LSE), that focus on collecting data of the status of physical infrastructure, furniture, equipment, textbooks and school supplies, human resources and accessibility of the public schools (FNDE, 2010). Second, it was done an interview with the principal of each school, in order to gather their point of view of the school to road safety. Third, a sample of students in each school responded to an online questionnaire, which aimed to identify the origin and destinations of the trips made to and from the school and the mean of transportation used on these trips. The next step sought to analyze the traffic accidents in the surrounding area of the studied schools. The database containing the Police Reports was obtained with the Santa Catarina State Department of Infrastructure - DEINFRA / SC. Last, it was analyzed the number of traffic accidents over the years studied, the types of accidents, the number and types of victims, types of vehicles involved, percentage of traffic accidents without casualties and wounded, and the rate of the severity of traffic accidents. It was concluded that there are no pattern regarding road safety in school areas. Furthermore, in all of the school studied, there were traffic accidents with bicycles and pedestrians, in which involved children and adolescent. In addition, these accidents occurred on weekdays in the period when the students are either entering or leaving the school.Goldner, Lenise GrandoUniversidade Federal de Santa CatarinaNascimento, Aline de Melo2015-02-05T21:05:25Z2015-02-05T21:05:25Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis210 p.| il., grafs., tabs.application/pdf328526https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129435porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-07T18:57:58Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/129435Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-07T18:57:58Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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