DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUADAGNIN, Mário Ricardo
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: CABRAL, Thainá, CUNHA, Yasmine, CASTRO, Amanda, BERNARDO, Leonardo da Costa, TOMÉ, Luana da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199203
Resumo: A gestão ambiental no espaço urbano ocorre na interface ambiente natural/ambiente construído, e apropriação do espaço, na transformação da paisagem, na identidade com o lugar, no exercício de poder, no território e suas novas territorialidades. O projeto “Diálogos Urbanos no Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade” discute o espaço urbano e seus processos de gestão, tendo o fator ambiental como elo de religação das pessoas com o espaço habitado para o resgate das relações dialógicas homem/ambiente na reflexão das ações e reações das territorialidades construídas no Bairro Cidade Mineira na periferia de Criciúma, SC, Brasil. A metodologia utilizada no projeto é problematizadora e democrática desde o planejamento das ações, à sua realização, até a avaliação. Com atividades de integração e troca de saberes entre a Universidade e Sociedade, a mobilização dos participantes em torno de processos de construção de mecanismos e ferramentas participativas que permitam o desenvolvimento da identidade territorial; o diagnóstico e mapeamento dos problemas ambientais vividos pela comunidade; a contribuição na busca de soluções; e a consolidação das políticas públicas ambientais. As atividades são realizadas com encontros quinzenais, por meio de oficinas e rodas de conversas voltadas para debates e levantamento de questões ambientais trazidas pelos participantes em metodologias participativas e dinâmicas de grupo linha do tempo, biomapa, diagnóstico rápido participativo, árvore de problemas, atividades e exposições. A comunidade por meio da participação e integração ao longo dos encontros, um novo nível de empoderamento e autonomia comunitária e social.
id UFSC_0f0531c282c7fbbafecba29e83403bb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199203
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.CidadaniasustentabilidadeGestão territorialA gestão ambiental no espaço urbano ocorre na interface ambiente natural/ambiente construído, e apropriação do espaço, na transformação da paisagem, na identidade com o lugar, no exercício de poder, no território e suas novas territorialidades. O projeto “Diálogos Urbanos no Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade” discute o espaço urbano e seus processos de gestão, tendo o fator ambiental como elo de religação das pessoas com o espaço habitado para o resgate das relações dialógicas homem/ambiente na reflexão das ações e reações das territorialidades construídas no Bairro Cidade Mineira na periferia de Criciúma, SC, Brasil. A metodologia utilizada no projeto é problematizadora e democrática desde o planejamento das ações, à sua realização, até a avaliação. Com atividades de integração e troca de saberes entre a Universidade e Sociedade, a mobilização dos participantes em torno de processos de construção de mecanismos e ferramentas participativas que permitam o desenvolvimento da identidade territorial; o diagnóstico e mapeamento dos problemas ambientais vividos pela comunidade; a contribuição na busca de soluções; e a consolidação das políticas públicas ambientais. As atividades são realizadas com encontros quinzenais, por meio de oficinas e rodas de conversas voltadas para debates e levantamento de questões ambientais trazidas pelos participantes em metodologias participativas e dinâmicas de grupo linha do tempo, biomapa, diagnóstico rápido participativo, árvore de problemas, atividades e exposições. A comunidade por meio da participação e integração ao longo dos encontros, um novo nível de empoderamento e autonomia comunitária e social.2019-07-26T01:14:47Z2019-07-26T01:14:47Z2019-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf1983-6554https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199203GUADAGNIN, Mário RicardoCABRAL, ThaináCUNHA, YasmineCASTRO, AmandaBERNARDO, Leonardo da CostaTOMÉ, Luana da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-26T01:14:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199203Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-26T01:14:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
title DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
spellingShingle DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
GUADAGNIN, Mário Ricardo
Cidadania
sustentabilidade
Gestão territorial
title_short DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
title_full DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
title_fullStr DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
title_full_unstemmed DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
title_sort DIÁLOGOS URBANOS NO TERRITÓRIO PAULO FREIRE: Políticas Públicas e Construção do Direito à Cidade.
author GUADAGNIN, Mário Ricardo
author_facet GUADAGNIN, Mário Ricardo
CABRAL, Thainá
CUNHA, Yasmine
CASTRO, Amanda
BERNARDO, Leonardo da Costa
TOMÉ, Luana da Silva
author_role author
author2 CABRAL, Thainá
CUNHA, Yasmine
CASTRO, Amanda
BERNARDO, Leonardo da Costa
TOMÉ, Luana da Silva
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUADAGNIN, Mário Ricardo
CABRAL, Thainá
CUNHA, Yasmine
CASTRO, Amanda
BERNARDO, Leonardo da Costa
TOMÉ, Luana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
sustentabilidade
Gestão territorial
topic Cidadania
sustentabilidade
Gestão territorial
description A gestão ambiental no espaço urbano ocorre na interface ambiente natural/ambiente construído, e apropriação do espaço, na transformação da paisagem, na identidade com o lugar, no exercício de poder, no território e suas novas territorialidades. O projeto “Diálogos Urbanos no Território Paulo Freire – políticas públicas e construção do direito à cidade” discute o espaço urbano e seus processos de gestão, tendo o fator ambiental como elo de religação das pessoas com o espaço habitado para o resgate das relações dialógicas homem/ambiente na reflexão das ações e reações das territorialidades construídas no Bairro Cidade Mineira na periferia de Criciúma, SC, Brasil. A metodologia utilizada no projeto é problematizadora e democrática desde o planejamento das ações, à sua realização, até a avaliação. Com atividades de integração e troca de saberes entre a Universidade e Sociedade, a mobilização dos participantes em torno de processos de construção de mecanismos e ferramentas participativas que permitam o desenvolvimento da identidade territorial; o diagnóstico e mapeamento dos problemas ambientais vividos pela comunidade; a contribuição na busca de soluções; e a consolidação das políticas públicas ambientais. As atividades são realizadas com encontros quinzenais, por meio de oficinas e rodas de conversas voltadas para debates e levantamento de questões ambientais trazidas pelos participantes em metodologias participativas e dinâmicas de grupo linha do tempo, biomapa, diagnóstico rápido participativo, árvore de problemas, atividades e exposições. A comunidade por meio da participação e integração ao longo dos encontros, um novo nível de empoderamento e autonomia comunitária e social.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26T01:14:47Z
2019-07-26T01:14:47Z
2019-07-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1983-6554
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199203
identifier_str_mv 1983-6554
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366149320704