Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Barbara da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96654
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
id UFSC_0f0dce0ec47ac7e0bf2b69881629e637
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96654
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidadeMatemáticaGeometriaTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.A geometria é uma area do conhecimento da matemática. Ela é uma teoria axiomática, isto 6, ela é estruturada a partir de axiomas, termos primitivos, teoremas e definições. 0 teorema de Tales é um dos teoremas da Geometria, o qual é a base para todo estudo de semelhança de triângulos. No curso de Licenciatura de Matemática na UFSC, este teorema é estudado na disciplina Laboratório de Matemática III, no contexto de exercícios de Geometria com a função de ser ferramenta na resolução dos mesmos. Com esta função o teorema de Tales tem lugar na disciplina Geometria Quantitativa. Porém, é na disciplina Geometria Euclidiana que o teorema de Tales é objeto de estudo. E o lugar onde sua demonstração é estudada, bem como sua reciproca. Devido sua importância, acadêmica e cultural, o teorema de Tales tem lugar no ensino da Geometria no Ensino Médio e Fundamental. Nosso trabalho tem por objetivo verificar se o teorema de Tales é abordado nos livros didáticos de 8' Série ou de classes equivalentes, a partir de meados do século XX. Buscamos identificar elementos da evolução que sofreu este saber (teorema de Tales) nestes últimos 50 anos, enquanto saber proposto para ser ensinado. Para isto, desenvolvemos um estudo e o apresentamos em dois capítulos. No primeiro, apresentamos o estudo dos Parâmetros Curriculares Nacionais, da Proposta Curricular de Santa Catarina e de Planejamentos Anuais de Escolas Públicas. Onde identificamos o teorema de Tales como um saber oficial, isto é, um saber que é proposto a ser ensinado via os planos da esfera federal, estadual e das escolas. 5 Ainda neste capitulo, apresentamos nossas questões de pesquisa, a referencia teórica e a metodologia. Com isto, temos a certeza de que o teorema de Tales é objeto de estudo na 8' Série do Ensino Fundamental na atualidade, bem como, temos instrumentos para verificar como vive o objeto teorema de Tales nos livros didáticos. No segundo capitulo, apresentamos o estudo dos livros didáticos, onde centramos nossa atenção para identificar elementos da evolução do saber teorema de Tales, nas proposições dos livros didáticos. Tres aspectos serão observados: Evolução quanto ao texto do teorema, designado teorema de Tales; Evolução quanto aos tipos de tarefas; Evolução quanto as configurações exploradas. Temos assim uma amostragem de como um saber evolui, segundo os autores de obras e segundo princípios gerais que desencadeiam mudanças.Carvalho, Neri Terezinha BothUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Barbara da2012-10-30T18:21:55Z2012-10-30T18:21:55Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis96 f.application/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96654porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T17:25:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/96654Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T17:25:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
title Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
spellingShingle Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
Silva, Barbara da
Matemática
Geometria
title_short Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
title_full Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
title_fullStr Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
title_full_unstemmed Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
title_sort Teorema de Tales: um estudo de sua abordagem no ensino da segunda metade do século XX até a atualidade
author Silva, Barbara da
author_facet Silva, Barbara da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Barbara da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Geometria
topic Matemática
Geometria
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-30T18:21:55Z
2012-10-30T18:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96654
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96654
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 96 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651885824966656