DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes. |
id |
UFSC_0f112bfc5841f7a678c4c196e14bbc2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201896 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOSO presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:50:34Z2019-11-26T14:50:34Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896MACHADO, CACILDO DOS SANTOSPERES, LUISE BITTENCOURTGOMES, MICHEL EVERTON RAMOSCERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:50:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:50:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
title |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
spellingShingle |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS MACHADO, CACILDO DOS SANTOS |
title_short |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
title_full |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
title_fullStr |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
title_full_unstemmed |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
title_sort |
DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS |
author |
MACHADO, CACILDO DOS SANTOS |
author_facet |
MACHADO, CACILDO DOS SANTOS PERES, LUISE BITTENCOURT GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA |
author_role |
author |
author2 |
PERES, LUISE BITTENCOURT GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACHADO, CACILDO DOS SANTOS PERES, LUISE BITTENCOURT GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA |
description |
O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-26T14:50:34Z 2019-11-26T14:50:34Z 2019-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-07-3 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-07-3 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652390300123136 |