DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, CACILDO DOS SANTOS
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: PERES, LUISE BITTENCOURT, GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS, CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.
id UFSC_0f112bfc5841f7a678c4c196e14bbc2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201896
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOSO presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.INPEAU/UFSC2019-11-26T14:50:34Z2019-11-26T14:50:34Z2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-07-3https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896MACHADO, CACILDO DOS SANTOSPERES, LUISE BITTENCOURTGOMES, MICHEL EVERTON RAMOSCERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-26T14:50:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201896Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-26T14:50:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
title DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
spellingShingle DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
MACHADO, CACILDO DOS SANTOS
title_short DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
title_full DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
title_fullStr DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
title_full_unstemmed DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
title_sort DE ESTUDANTE A PROFESSOR: A CONTRIBUIÇÃO DO CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIPAMPA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DOS SEUS EGRESSOS
author MACHADO, CACILDO DOS SANTOS
author_facet MACHADO, CACILDO DOS SANTOS
PERES, LUISE BITTENCOURT
GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA
author_role author
author2 PERES, LUISE BITTENCOURT
GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, CACILDO DOS SANTOS
PERES, LUISE BITTENCOURT
GOMES, MICHEL EVERTON RAMOS
CERQUEIRA-ADÃO, SEBASTIÃO AIRTON DA ROSA
description O presente estudo teve como objetivo identificar a contribuição do curso de mestrado em administração da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA para a formação docente dos seus egressos. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo, abordagem qualitativa na qual a coleta dos dados ocorreu por meio da aplicação da técnica de grupo focal, tendo como participantes quatro egressos do mestrado em Administração da Unipampa que atuam como docentes. Desta maneira, foi possível perceber que a disciplina de metodologia do ensino superior e o estágio docente contribuíram para as suas atuações em sala de aula, porém ainda restam lacunas na formação docente dos egressos e é de opinião geral que o mestrado é voltado mais para a pesquisa do que para a docência. A experiência inicial em sala de aula e a capacidade de compreender a diversidade cultural dos alunos foram os principais desafios relatados pelos egressos. Desta forma, afirma-se que os egressos do mestrado em Administração da Unipampa tiveram uma formação docente pedagógica que contribuiu para que eles hoje estejam colocados no mercado de trabalho e desempenhando suas atividades como docentes.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-26T14:50:34Z
2019-11-26T14:50:34Z
2019-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-07-3
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896
identifier_str_mv 978-85-68618-07-3
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201896
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652390300123136