Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Vinícius de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184774
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_0f52f11a81fc4f7d2a2459fe0a6251ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/184774
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SCEducação físicaEnsino médioPeríodo noturnoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O presente trabalho tem como objetivo analisar como os professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça veem a educação física no ensino médio noturno. A escolha do tema veio por meio de certa carência de conhecimentos ou discussões ao longo da graduaçãoe o escasso referencial teórico sobre este nível de ensino, principalmente no período noturno, onde se tem um público diferenciado, trabalhador.O instrumento utilizado para coleta de dados foiuma entrevista semiestruturada e a partir dos dados coletados, constatou-se que a educação física no ensino médio noturno é vista como um momento de descontração, recreação e de prática esportiva, visando uma melhora na qualidade de vida desses alunos. Em relação às metodologias de ensino utilizadas e conteúdos propostos, os professores afirmaram não ter uma concepção pedagógica específica e os conteúdos propostos foram às modalidades esportivas, como: futsal, vôlei, basquete e handebol. Tanto a evasão quanto o abandono escolar não têm recebido a atenção devida dos professores, o que indica pouca aproximação do cotidiano dos estudantes. Por outro lado, às dispensas são pouco utilizadas pelos alunos, mesmo sendo um direito, isso mostra de certa forma, interesse na disciplina e o fato de muitos trabalharem no contra turno, não interfere na motivação e participação dos mesmos nas aulas de educação física.The present work aims to analyze how the physical education teachers of a state public School in the municipality of Palhoça see physical education in high school night. The choice of theme came through a lack of knowledge or discussions during the graduation and the scarce theoretical reference on this level of education, especially at night, where there is a differentiated, hardworking public. The instrument used for data collection was a semi-structured interview and from the collected data, it was found that physical education in the middle school night is seen as a moment of relaxation, recreation and sports practice, aiming at an improvement in the quality of life of these students. Regarding the teaching methodologies used and contents proposed, teachers stated that they did not have a specific pedagogical conception and the proposed contents were to the sports modalities, such as futsal, volleyball, basketball and handball. Both dropout and school dropout have not received the attention of teachers, which indicates little approximation of students' daily lives. On the other hand the dismissals are little used by the students, even if it is a right, this shows in a certain way, interest in the discipline and the fact that many work in the back shift, does not interfere in their motivation and participation in physical education classes.Florianópolis, SCCardoso, Carlos LuizBrüggemann, Ângelo LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaFreitas, Vinícius de Oliveira2018-02-27T21:34:18Z2018-02-27T21:34:18Z2017-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis78 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184774porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T21:34:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/184774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-27T21:34:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
title Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
spellingShingle Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
Freitas, Vinícius de Oliveira
Educação física
Ensino médio
Período noturno
title_short Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
title_full Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
title_fullStr Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
title_full_unstemmed Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
title_sort Educação física no ensino médio noturno: visão dos professores de educação física de uma escola pública estadual no município de Palhoça/SC
author Freitas, Vinícius de Oliveira
author_facet Freitas, Vinícius de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Carlos Luiz
Brüggemann, Ângelo Luiz
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Vinícius de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Ensino médio
Período noturno
topic Educação física
Ensino médio
Período noturno
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-30
2018-02-27T21:34:18Z
2018-02-27T21:34:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184774
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/184774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 78 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652206909423616