Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135 |
Resumo: | Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP. |
id |
UFSC_0f9a296745fedf38ed55fb428da84864 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169135 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)História do ensino de MatemáticaPsicologia e o ensino de MatemáticaTestes e ensino de MatemáticaEnsino de Matemática nos Estados UnidosEdward Lee ThorndikeEdward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP.Neste trabalho é, examinada a produção de Edward Lee Thorndike relativo ao ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria que teve significativas implicações nas reformas do ensino de Matemática nos Estados Unidos, a partir das primeiras décadas do século XX. A hipótese adotada foi que o autor conformou um novo padrão para o ensino de Matemática norte-americano neste período. Foram analisadas as publicações de Thorndike relativos aos conteúdos matemáticos, à Psicologia, e à Educação, com o objetivo de identificar o novo padrão pedagógico que conformou para o ensino de Matemática, bem como sua singularidade em sua produção científica considerando as transformações e debates que estavam ocorrendo, nos Estados Unidos, em relação ao ensino de Matemática nas primeiras décadas do século XX. No que se refere à Psicologia, foram verificados os conceitos os conceitos que mobilizou para produzir manuais destinados ao aluno da elementary school e da high school. Foram investigados também, os diferentes meios utilizados por Thorndike para se dirigir a alunos, professores, psicólogos e educadores matemáticos. Constatou-se que os manuais The Thorndike Arithmetics e The Thorndike Algebra são as expressões mais sistemática do esforço empreendido pelo autor para aplicar leis e princípios da Psicologia da Aprendizagem e da Educação Experimenta por ele mesmo elaborados, que o inscrevem no movimento de modernização do ensino de Matemática dentro e fora dos Estados Unidos.Warde, Mirian JorgeSantos, Ivanete Batista dos2016-10-12T18:24:26Z2016-10-12T18:24:26Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T18:43:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169135Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-12T18:43:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
title |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
spellingShingle |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) Santos, Ivanete Batista dos História do ensino de Matemática Psicologia e o ensino de Matemática Testes e ensino de Matemática Ensino de Matemática nos Estados Unidos Edward Lee Thorndike |
title_short |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
title_full |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
title_fullStr |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
title_full_unstemmed |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
title_sort |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX) |
author |
Santos, Ivanete Batista dos |
author_facet |
Santos, Ivanete Batista dos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Warde, Mirian Jorge |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Ivanete Batista dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História do ensino de Matemática Psicologia e o ensino de Matemática Testes e ensino de Matemática Ensino de Matemática nos Estados Unidos Edward Lee Thorndike |
topic |
História do ensino de Matemática Psicologia e o ensino de Matemática Testes e ensino de Matemática Ensino de Matemática nos Estados Unidos Edward Lee Thorndike |
description |
Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006 2016-10-12T18:24:26Z 2016-10-12T18:24:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652345805897728 |