Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivanete Batista dos
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135
Resumo: Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP.
id UFSC_0f9a296745fedf38ed55fb428da84864
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169135
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)História do ensino de MatemáticaPsicologia e o ensino de MatemáticaTestes e ensino de MatemáticaEnsino de Matemática nos Estados UnidosEdward Lee ThorndikeEdward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP.Neste trabalho é, examinada a produção de Edward Lee Thorndike relativo ao ensino de Aritmética, Álgebra e Geometria que teve significativas implicações nas reformas do ensino de Matemática nos Estados Unidos, a partir das primeiras décadas do século XX. A hipótese adotada foi que o autor conformou um novo padrão para o ensino de Matemática norte-americano neste período. Foram analisadas as publicações de Thorndike relativos aos conteúdos matemáticos, à Psicologia, e à Educação, com o objetivo de identificar o novo padrão pedagógico que conformou para o ensino de Matemática, bem como sua singularidade em sua produção científica considerando as transformações e debates que estavam ocorrendo, nos Estados Unidos, em relação ao ensino de Matemática nas primeiras décadas do século XX. No que se refere à Psicologia, foram verificados os conceitos os conceitos que mobilizou para produzir manuais destinados ao aluno da elementary school e da high school. Foram investigados também, os diferentes meios utilizados por Thorndike para se dirigir a alunos, professores, psicólogos e educadores matemáticos. Constatou-se que os manuais The Thorndike Arithmetics e The Thorndike Algebra são as expressões mais sistemática do esforço empreendido pelo autor para aplicar leis e princípios da Psicologia da Aprendizagem e da Educação Experimenta por ele mesmo elaborados, que o inscrevem no movimento de modernização do ensino de Matemática dentro e fora dos Estados Unidos.Warde, Mirian JorgeSantos, Ivanete Batista dos2016-10-12T18:24:26Z2016-10-12T18:24:26Z2006info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-12T18:43:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169135Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-12T18:43:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
title Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
spellingShingle Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
Santos, Ivanete Batista dos
História do ensino de Matemática
Psicologia e o ensino de Matemática
Testes e ensino de Matemática
Ensino de Matemática nos Estados Unidos
Edward Lee Thorndike
title_short Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
title_full Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
title_fullStr Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
title_full_unstemmed Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
title_sort Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)
author Santos, Ivanete Batista dos
author_facet Santos, Ivanete Batista dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Warde, Mirian Jorge
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivanete Batista dos
dc.subject.por.fl_str_mv História do ensino de Matemática
Psicologia e o ensino de Matemática
Testes e ensino de Matemática
Ensino de Matemática nos Estados Unidos
Edward Lee Thorndike
topic História do ensino de Matemática
Psicologia e o ensino de Matemática
Testes e ensino de Matemática
Ensino de Matemática nos Estados Unidos
Edward Lee Thorndike
description Edward Lee Thorndike e a conformação de um novo padrão pedagógico para o ensino de matemática (Estados Unidos, primeiras décadas do século XX)/ Ivanete Batista dos Santos; orientadora: Mirian Jorge Warde. São Paulo, SC, 2006, 283 f. Tese (doutorado) - Pontifica Universidade Católica de SC, Programa de Pós - Graduação em Educação. Uma cópia desta tese encontra-se na biblioteca da PUC SP.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2016-10-12T18:24:26Z
2016-10-12T18:24:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652345805897728